Com “gás” para os golos a partir apenas da segunda parte, o FC Porto entrou de rompante e, em quatro minutos, fez os dois golos com que venceu um Casa Pia que deu trabalho – mais por inércia portista no caminho para o golo – no primeiro tempo, onde o domínio foi quase total dos portistas.
Com 8-3 remates (dos quais 3-1 para a baliza) e uma posse de bola de 70/30%, o FC Porto instalou-se no comando das operações, sem que os “azimutes” estivessem alinhados com o alvo retangular que se situa na parte central do relvado, alinhada pela linha final, pelo que o intervalo chegou com o resultado em branco.
Para o segundo tempo, mesmo a calhar, uma “nortada” como que “inclinou” o recinto e os jogadores portistas começaram a “descer” mais rápido e (51’) Fábio Vieira – o “D. Sebastião” regressado – foi servido em bandeja de ouro e atirou a contar para o 1-0, com Samu (55’) a fazer o 2-0 no imediato, como que dando “cabo” da esperança casapiana de poder tentar dar a volta.
Se é verdade que os lisboetas ainda continuaram a dar trabalhar (a defesa portista que o diga), o FC Porto como que “amainou” e limitou-se a gerir o esférico, se bem que também continuaram a descer e a mandar a bola à trave e ao poste, mas o 2-0 estava feito, o triunfo estava na mão e os portistas mantiveram a segunda posição, a três pontos do Sporting, o ainda líder, que continua a perder terreno.
No final, o FC Porto somou 17-10 remates (dos quais 9-3 para a baliza), com 65/35% de posse de bola, a confirmar que continua a recuperar dos percalços tidos na parte inicial, agora que se cumpriu a 12ª ronda da Liga Betclic.
No outro jogo desta segunda-feira, o Vitória de Guimarães goleou (4-0) o Gil Vicente, por ter sido o que mais rematou (19-3, dos quais 5-0 para a baliza), numa posse de bola de 53/47%, cumprindo de forma positiva esta partida.
Ramirez (45’) marcou ao fechar do primeiro tempo; Sancho Cruz (autogolo) fez subir para o 2-0 no primeiro minuto do segundo tempo; Silva aumentou para 3-0 (59’) e Oliveira (87’) fechou a conta bem “recheada”, quiçá a amealhar para o Natal.
Concluída esta ronda, o Sporting soma 33 pontos, seguindo-se o FC Porto (30), Benfica (28), Santa Clara (24), Sporting Braga (23), Guimarães (21), Famalicão e Moreirense (17), Rio Ave (15), Casa Pia e Estoril (13), Boavista, Gil Vidente e AVS SAD (10), Estrela Amadora e Nacional (9), Arouca e Farense (8).
Nos marcadores, Gyokeres (Sporting) é o comandante, com 16 golos, seguindo-se Samu (FCPorto), 9; Galeno (FCPorto), 8; Clayton (Rui Ave), 6; e Akturkoglu (Benfica), Vinicius Lopes (Santa Clara) e Fujimoto (Gil Vicente), todos com 5.
A próxima jornada (13ª) inicia-se com a deslocação do Sporting a Moreira de Cónegos (20h15 desta quinta-feira), com o Moreirense a ter oportunidade para tentar ”assustar” os leões, enquanto o FC Porto se desloca a Famalicão e o Benfica recebe o Guimarães.
Ronda que se inicia mais cedo porquanto, na terça-feira (dia 10), o Sporting e desloca a Brugge (Bélgica) para defrontar o clube local para a Liga dos Campeões, enquanto o Benfica recebe o Bolonha no dia 11.