Segundo a notícia divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol, a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial 2030 foi avaliada em 4.2 numa escala máxima de 5 pontos pela FIFA.
Entre outras coisas, a FIFA destacou a visão de unidade da Humanidade que se propõe através do futebol, os valores do legado e o nível da infraestrutura.
De acordo com o relatório da FIFA, os estádios propostos constituem “um acervo memorável e as propostas para melhorá-los são realistas e com critérios de eficiência”. Acresce ainda que a rede de transportes que é considerada “completa e sustentável”.
Também as cidades-sede propostas merecem referência pois “oferecem espaços onde vivenciar um Mundial será uma experiência irrepetível.”
A FIFA concluiu que a candidatura “demonstrou claramente capacidade para ter sucesso” na organização do torneio.
As questões ambientais e de direitos humanos são assinaladas como elemento fundamental de candidatura Yalla Vamos, porque “apresentam um compromisso forte e realista com a sustentabilidade e os direitos humanos, confirmando apoio forte ao Acordo de Paris, o Quadro para a Ação Climática no Desporto das Nações Unidas no sistema de gestão ISSO 20121 para eventos”, sublinhou o relatório da FIFA.
Trata-se da melhor nota de sempre atribuída a uma candidatura na história dos Campeonatos do Mundo.