Com uma sensacional dupla reviravolta na segunda parte, o Benfica deu um passo importante para poder chegar ao fim da ronda entre os oito melhores nesta primeira fase da Liga dos Campeões, depois de vencer o Mónaco (3-2), depois de estar a perder por duas vezes.
Numa primeira parte menos conseguida, a formação da águia não jogou “à Benfica” e tremeu com os ataques provenientes dos monegascos, não acertando com a baliza dos locais, que estavam mais alinhados e “afinados” porque jogavam em casa.
Daí que (13’) Ben Seghir abriu o placard com um golo que durou até ao final da primeira parte, marcando o tom da vantagem caseira para aproveitar uma aberta, que acabou por surgir ainda bem cedo, chegando ao intervalo na mó de cima quanto à vantagem.
Depois do intervalo, Pavlidis “deu corda aos sapatos” e empatou a partida (48’), enquanto o Mónaco – aproveitando brechas junto da baliza encarnada – voltou a assumir-se na frente do marcador, com um golo obtido (67’) por Magassa, numa altura em que os do Principiado estavam reduzidos a dez unidades, por expulsão (58’) de Singo.
O Benfica estava a subir de rendimento e a aumentou a pressão na área contrária, tentando dar a volta ao resultado, tendo chegado ao empate (2-2), com um golo marcado (84’) por Arthur, o que desorientou os homens do Mónaco, quatro minutos depois de terem empatado, para chegar ao 3-2 por intermédio (88’) de Amdouni, que fechou o resultado num justo triunfo (3-2), a um passo dos lugares de apuramento para os oitavos de-final.
Com mais remates (18-11, dos quais 8-5 para a baliza) e com uma posse de bola de 55/45%, correspondente a 491 passes contra 417 do Mónaco, o Benfica conseguiu dar a volta ao resultado, fazendo recordar que vai atingir os objetivos, isto é, entrar, pelo mínimo, no play off de apuramento para os oitavos de final, estando na 14ª posição, com 9 pontos, ficando a 1 do Sporting (10º), pelo que o caminho está aberto.
Nesta quinta-feira, regressa a Liga Europa, com o FC Porto (22º) a deslocar-se ao campo do Anderlecht (17h45), enquanto o Sporting de Braga (26º) recebe o Hoffenheim (20h00), com a obrigação de ganhar – tal como os portistas – para poderem sonhar, ainda, com a presença, no mínimo, no play off.
Recordar que haverá mais duas jornadas, pelo que estão em jogo 9 pontos, que poderão fazer toda a diferença.