Pela duradoura dedicação ao treino de atletas de Natação, disciplina de Saltos, a treinadora portuguesa foi coroada com o “Coaches Lifetime Achievement Award”, atribuída pelo Comité Olímpico Internacional.
Atleta olímpica da Equipa Portugal, participante nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, nos quais foi 22ª classificada em Saltos, Joana Figueiredo treinou sete medalhados olímpicos durante a sua carreira, demonstrando “uma dedicação inabalável, inspirando inúmeros atletas a atingirem o seu pleno potencial”, escreveu o COI na página na internet.
Joana Figueiredo iniciou o percurso no desporto como atleta, representando o Zimbabué no Campeonato do Mundo de 1982 e a seguir Portugal nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 e no Mundial de1986. Depois de se retirar, foi treinadora na Universidade de Houston (EUA), de 1990 a 2014, trabalhando agora na equipa olímpica da Grã-Bretanha desde 2014.
“Agradeço ao COI por reconhecer o meu trabalho e me ter atribuído este prémio incrível. Gostaria também de estender a minha gratidão à minha família, colegas, treinadores e federação britânica, pelo seu apoio e orientação inabaláveis. Este prémio não é apenas para mim, mas para todos os incríveis atletas, treinadores e pessoal de apoio que me orientaram e apoiaram ao longo da minha carreira”, salientou Joana Figueiredo após ter recebido o prémio das mãos de Thomas Bach, presidente do COI, na Olympic House, em Lausanne, Suíça.
Foi ainda distinguido Vitaliy Petrov, treinador ucraniano de salto com vara.