Portugal perdeu esta segunda-feira na Eslovénia, na Arena Bonifika, por um ponto (82-83).
E a equipa das quinas mostrou em campo que era capaz de repetir a brilhante vitória de sexta-feira em Almada, e provou-o, num jogo em que a vitória fugiu por um escasso ponto aos Linces.
Assim, para os Linces conseguirem assegurar um lugar no EuroBasket 2025, falta uma vitória, ou então a selecção da Ucrânia não ganhe mais que um jogo dos que faltam para terminar esta fase de qualificação.
No jogo desta noite, a equipa da casa entrou melhor e chegou nos primeiros dez minutos com 24-17 no marcador, mas um triplo de Vladyslav Voytso a 30 segundos do final do primeiro quarto deu alma aos comandados de Mário Gomes, no segundo quarto, entrou em acção André Cruz, que jogo fez o jogador luso, entrou e marcou 13 pontos, catapultando Portugal para dez minutos excepcionais fez silenciar a arena, e assim ao intervalo 44-49 a favor de Portugal.
Para o terceiro quarto inicio da segunda parte, tivemos a Eslovénia a reagir e tentar contrariar o jogo de Portugal, com uma defesa muito agressiva mas Portugal fez o que lhe competia, segurou o jogo, manteve a eficácia no ataque e a vantagem no marcador mas a um minuto do fim do quarto a Eslovénia empata a partida (61-61), a equipa lusa reage bem e chega aos dez minutos finais a vencer 66-68.
Os derradeiros dez minutos, a equipa da casa, com forte apoio das bancadas cresce e empata o jogo (81-81), estamos a pouco mais de um minuto do jogo, um minuto louco, em que Klemen Prepelic dois lances-livres coloca a equipa na frente e no último lance do jogo quando faltam 14 segundos, Travante Williams numa jogada ensaiada no tempo de desconto opta por um lançamento triplo que não resulta, os eslovenos ganham o ressalto e termina o jogo (83-82).
A próxima janela de qualificação vai ter lugar em fevereiro, com dois jogos, frente a Israel (20), fora, e frente à Ucrânia, dia 22, em Matosinhos.