O afastamento do FC Porto nos dezasseis avos foi o principal relevo na quarta eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, que este domingo se completou, onde os portistas não foram felizes e acabaram por perder (2-1) no campo do Moreirense, o que aumentou o mau estar em que vive o clube ora liderado por André Villas-Boas.
O atual detentor do troféu (FC Porto) até marcou primeiro (35’), por Pepê, mas o Moreirense empatou ainda antes do intervalo, por Luís Asué (41′), e chegou à vantagem na segunda parte, numa grande penalidade concretizada por Alan (77′).
Uma situação que há muito não se verificava, pelo que de campeão a eliminado vai uma diferença abissal, sob todos os pontos de vista, colocando o clube de azul e branco a fazer contas “complexas”, depois do resultado financeiro (pesado) negativo da anterior época.
Tendo de defrontar os belgas do Anderlecht no dia 28 deste mês (5ª feira) para a Liga Europa, o estado psíquico da maioria dos jogadores não será o melhor – ainda que possa ser ultrapassado – pelo que há que refazer o espírito e a mente para a “reviravolta” que se torna indispensável.
Neste domingo ainda, o Tirsense levou a melhor sobre o Brito SC, com um golo obtido por Daniel Rodrigues (13’).
Em Vila Real, num estádio repleto, o Gil Vicente impôs-se à formação local, que alinha no Campeonato de Portugal, mas os ‘galos’ só o conseguiram fazer na reta final da partida, graças à pontaria de Zé Carlos (70’) e Jordi Mboula.
Robordosa e Oliveira Hospital também seguem em frente em prova, após triunfos, respetivamente, frente a Sporting da Covilhã e Cinfães. O mesmo aconteceu com o Santa Clara, que venceu no terreno do Famalicão, por 1-0.
O Elvas venceu por 2-1 em casa do Varzim. O emblema alentejano volta, assim, aos ‘oitavos’ da prova rainha 35 anos depois.
O resultado desta última ronda foram os seguintes:
Tirsense 1-0 Brito SC
Vila Real 0-2 Gil Vicente
Sp Covilhã 2-3 Rebordosa
Oliveira do Hospital 4-2 Cinfães
Famalicão 0-1 Santa Clara
Moreirense 2-1 FC Porto
Varzim 1-2 O Elvas
O emparelhamento para oitavos de final ficou definido da forma que se apresenta:
Sporting (L1) – Santa Clara (L1)
Gil Vicente (L1) – Moreirense (L1)
Tirsense (CP) - Rebordosa (CP)
Oliveira Hospital (L3) - São João de Vêr (L3)
Sporting Braga (L1) – Lusitano Évora C. (CP)
O Elvas (CP) – Vitória Guimarães (L1)
Farense (L1) – Benfica (L1)
Casa Pia (L1) - Rio Ave (L1)
Em termos europeus, o Sporting de Braga desloca-se a Roma, também nesta quinta-feira, enquanto, na Liga dos Campeões, o Sporting recebe o Arsenal nesta terça-feira e o Benfica desloca-se ao Mónaco (quarta-feira).