A prova maior do Judo em Portugal – Judo European Open Lisboa 2014, foi esta manhã apresentado no Auditório do Comité Olímpico de Portugal.A competição que vai decorrer no Pavilhão Municipal de Odivelas, nos dias 4 e 5 de Outubro, conta para a Qualificação Olímpica de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.
A Conferência de Imprensa, que contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Eng. Manuel Costa e Oliveira, Presidente do COP – Dr. José Manuel Constantino, o Vereador da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Paulo César Teixeira, Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Dra. Catarina Rodrigues e o Diretor Técnico Nacional da FPJ – Dr. Rui Vieira, foram apresentados os detalhes desta tão importante competição de JUDO organizada em Portugal.
O European Open, à semelhança dos Grand Prix e Grand Slam, é a competição de judo mais importante do calendário internacional, a seguir aos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo e da Europa. Neste momento estão inscritos 30 Países e cerca de 155 Judocas e 19 Árbitros internacionais.
O programa da competição também foi conhecido para os três dias de prova, com o sorteio a ficar marcado para as 20h00 de Sexta-feira, dia 3 de Outubro, a ter lugar no Hotel Altis Park, em Lisboa. A prova começa no dia 4 de Outubro, com a entrada nos tatamis de Odivelas dos judocas nas categorias mais leves, com os -60, -66 e -73 Kg. Para o dia de domingo, dia 5 de Outubro, sobem ao tapete as categorias mais pesadas com a entrada dos atletas de -81, -90, -100 e +100 Kg.
A Seleção Nacional também foi apresentada, sendo Michel Almeida o Seleccionador Nacional e acompanhado por Go Tsunoda, escolheu os seguintes atletas:
U60
Nuno Carvalho, Gonçalo Mansinho, Miguel Castro , Duarte Branco,
U66
Diogo César, Sergiu Oleinic, André Soares, João Crisóstomo,
U73
Jorge Fernandes, André Alves, Nuno Saraiva , Antoine Massart,
U81
Carlos Luz, Diogo Lima, Anri Egutidze, Steve Castanheira,
U90
Célio Dias, Tiago Rodrigues,
U100
Jorge Fonseca,
100
Diogo Silva, Hugo Ângelo.
Em jeito de antevisão á prova, o Diretor Técnico Nacional da FPJ, Rui Vieira definiu como objetivos de todos os judocas para esta competição, “é lutar pelas medalhas, com o objetivo de subir no Ranking de Qualificação Olímpica para o Rio de Janeiro 2016” e “vencer o máximo de combates para alcançarmos no mínimo, o último terço da classificação Final, o 9º lugar”.
O Dr. José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, mostrou grande satisfação pela realização da Conferência de Imprensa de Apresentação do Judo European Open no seu Auditório, desejando a todos os presentes, uma excelente participação e com votos de grandes resultados para Portugal.
O Presidente da Federação Portuguesa de Judo, o Eng. Manuel Costa e Oliveira, está bastante satisfeito com a oportunidade de organizar mais uma competição desta envergadura, definindo que “este tipo de prova é muito importante para o Judo nacional, cada vez mais queremos implementar esta modalidade em Portugal e são estas ações que nos dão o caminho para o correto desenvolvimento”. Disse também, que “esta prova é uma das mais importantes do calendário internacional e estamos todos muito confiantes, que tudo correrá bem e os judocas portugueses irão conquistar excelentes resultados, numa competição de tamanho prestigio”.
O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Dr. Paulo Teixeira congratula-se de receber mais uma prova internacional no seu município, “agradecemos á Federação Portuguesa de Judo a confiança que deposita no nosso trabalho e estamos bastante contentes em poder receber uma das provas mais importantes do Judo Internacional”.
Catarina Rodrigues, diretora desportiva da UEJ definiu esta prova como “uma importante competição do Calendário Internacional, que conta com muito prestigio de anos anteriores, e esta época vamos fazer tudo para proporcionar a todos os presentes mais um excelente torneio, cheio de emoção e de grande qualidade”.