A 101ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato Longo foi hoje apresentada na cidade-berço, com a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras; e dos presidentes da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, e da Associação de Atletismo do Distrito de Braga, Manuel Pacheco.
Estiveram ainda presentes alguns dos atletas que marcaram a história desta competição. Além de Domingos Castro, agora presidente da FPA, que conta com cinco títulos; também a olímpica Dulce Félix, com sete títulos e oito pódios na competição, partilhou a sua experiência, juntamente com Dionísio Castro, Ricardo Ribas e Elisabete Lopes.
Em nome da autarquia, Nélson Felgueiras mostrou-se muito satisfeito pelo presidente-eleito da FPA ter escolhido a sua terra Natal para realizar a primeira competição do seu mandato, tendo referido que “Guimarães quer trazer para o município este tipo de provas, afirmando-se no calendário competitivo nacional e internacional da modalidade”.
Sublinhou ainda que “o investimento que a autarquia tem feito, particularmente ao nível da criação de condições para a prática da modalidade, numa altura em que foi anunciada precisamente a requalificação da Pista de Atletismo Gémeos Castro”.
Domingos Castro, por seu turno, não escondeu a emoção de realizar esta primeira competição do seu mandato em Guimarães, agradecendo o apoio de todas as entidades envolvidas e de todos os que marcaram presença nesta apresentação, que contou com a participação da comunicação social.
“No ano passado terminaram esta competição mais de 1200 atletas. Este ano, entre atletas e seus familiares, esperamos que mais de 4000 pessoas venham a Guimarães no dia 24 de novembro”, referiu o presidente-eleito da FPA, que reforçou o seu compromisso para com a revitalização do atletismo nacional.
Neste contexto, Domingos Castro sublinhou a importância da competição enquanto principal prova de observação com vista à definição da seleção nacional que irá representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Corta-mato, que se realizam a 8 de dezembro, em Antalya, na Turquia. “Todos os escalões vão ter equipas completas”, garantiu o presidente da FPA.
Depois foi a vez de Manuel Pacheco antecipar os principais destaques do programa e do percurso, que qualificou como “excelente”, sublinhando ainda a qualidade de todas as infraestruturas, particularmente do complexo que alberga a Pista de Atletismo Gémeos Castro, que este ano acolhe a chegada dos atletas. “Temos todas as condições para ter uma grande competição, um grande dia de atletismo e grandes resultados, com a presença dos melhores atletas nacionais”, concluiu.
A olímpica Ana Dulce Félix, também ela “filha” da cidade-berço, recordou esta competição “com muito carinho”, depois de ter conquistado 7 títulos, sendo a segunda mais campeã de sempre, apenas atrás de Rosa Mota, que tem 8. “Recordo-me de uma edição muito sofrida, na qual a luta com a Salomé Rocha foi até ao final; mas o título no meu regresso após a maternidade foi aquele que mais me emocionou”, destacou.
A competição terá transmissão em direto na Bola TV e redes sociais da Federação Portuguesa de Atletismo. Já o programa-horário e dossier estatístico estão disponíveis no site da FPA: https://fpatletismo.pt/geral/2024/02/campeonatos-nacionais-de-corta-mato-longo-3/.