Segundo a notícia publicada no respetivo sítio na internet, a AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva) divulgou que o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, vai reunir-se com os jovens repórteres que participaram do projeto do Centenário da AIPS.
O referido projeto intitulou-se “100 histórias olímpicas contadas por 100 jovens repórteres de 100 nações” e este encontro, virtual, transformado em mesa-redonda virtual, está agendado para 15h CET desta terça-feira (5 de novembro), via Zoom.
Numa carta ao presidente da AIPS, Gianni Merlo, Bach transmitiu os parabéns a todos os participantes do projeto pela incrível contribuição na disseminação do espírito olímpico ao compartilhar as histórias olímpicas de respetivos países e propôs uma sessão de perguntas e respostas com os jovens jornalistas.
“Deixe-me os parabéns à AIPS e a você pessoalmente pela notável iniciativa de ter 100 jovens jornalistas de 100 países contando mais de 100 histórias olímpicas dos respetivos países em 100 segundos. Transmita os meus sinceros agradecimentos e felicitações a todos eles. A AIPS, você e os jovens jornalistas podem-se orgulhar muito deste trabalho”, escreveu o presidente do COI.
Os jovens repórteres estão ansiosos por esta oportunidade especial de interagir com o Presidente do COI, que gostaria de “agradecer pessoalmente”. A mesa-redonda também oferece outra chance de criar mais conteúdo olímpico para suas organizações de média.
O projeto “100 Histórias Olímpicas contadas por 100 Jovens Repórteres de 100 Nações em 100 Segundos”, realizado em parceria com o COI e a Getty Images, foi lançado em 2 de julho de deste ano para marcar o 100º aniversário do AIPS. Um total de 131 jovens repórteres entusiasmados, todos os continentes representados, participaram desta iniciativa cultural e educacional apresentando os atletas icónicos e os momentos que moldaram a história olímpica dos respetivos países. E a paridade de género entre os participantes do projeto também foi alcançada naturalmente.
Todos os vídeos são publicados em www.aips100.com.
“Com fatos interessantes, cada vídeo mostra a diversidade da nossa sociedade nos diferentes continentes, ao mesmo tempo em que transmite o espírito dos Jogos que reúne as gerações mais jovens com o objetivo de unir o mundo”, disse o presidente da AIPS, Merlo, que acrescentou que a iniciativa “está pronta para ter um impacto duradouro em todas as gerações de entusiastas do desporto”.
O presidente da AIPS também elogiou a contribuição significativa do COI e da Getty Images, que deram à equipe da AIPS acesso à sua rica coleção de vídeos e fotos para o projeto.