A Federação Portuguesa de Atletismo definiu os critérios de seleção dos atletas para integrarem as várias equipas com vista à participação no europeu de crosse, marcado para 8 de dezembro próximo, na cidade de Antalya (Turquia).
De acordo com o comunicado divulgado, as regras são as seguintes:
Participantes: atletas do escalão de Sub20 (2005 a 2006), Sub23 (2002 a 2004) e absolutos.
Número de atletas por prova: 6 em cada escalão e género e 4 (2 Femininos + 2 Masculinos) para a estafeta de 4 x 1.500 m.
Período de observação: de 27 de outubro a 24 de novembro;
A participação nos Campeonatos Nacionais de Corta-mato Longo (incluindo a prova de estafetas), é o momento de observação com maior importância no processo de seleção dos atletas.
- Em todos os escalões e género serão selecionados os quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional de Corta-mato Longo.
- Os dois restantes atletas serão selecionados em função da sua prestação desportiva, em competições nacionais e internacionais, ao longo do período de observação.
- Excecionalmente, no escalão de Sub20, poderão ser selecionados atletas nascidos em 2007, de forma a assegurar a melhor representação nacional.
- A seleção para a Estafeta de 4 X 1.500 metros será feita em função da análise da prestação desportiva dos atletas na estafeta do Campeonato Nacional de Corta-mato, principal momento de avaliação, e em provas nacionais e internacionais, na distância da Milha e 1.500 metros, realizadas em estrada, corta-mato e pista, durante o período de observação.
- No caso da estafeta mista 4 X 1.500 metros, a Direção reserva-se no direito, de forma a assegurar melhor representação nacional, selecionar atletas que tenham prestações desportivas assinaláveis, nas distâncias de Milha e 1.500 metros, durante o ano de 2024.
Casos omissos ou excecionais: relativamente ao cumprimento dos critérios de seleção, a Direção da Federação Portuguesa de Atletismo, fará a sua análise e decidirá em conformidade.
A Federação Portuguesa de Atletismo apenas poderá inscrever neste europeu, os atletas que receberam e detenham um certificado válido por terem concluído o Programa de Educação Antidopagem da Associação Europeia de Atletismo – I Run Clean, que deverão comprovar perante a Federação
As equipas nacionais serão divulgadas a 26 de novembro de 2024, dois dias depois da realização dos campeonatos nacionais longos, marcados para o dia 24, em Guimarães.
Entretanto, confirma-se que a cerimónia da tomada de posse dos novos dirigentes será efetuada (11 horas) no dia 16, em Lisboa, mas em local ainda a definir.
Da parte da tarde será realizada a assembleia geral para análise, discussão e aprovação do plano de atividades e o orçamento para o ano de 2025.