Quarta-feira 01 de Novembro de 4209

Colégio Militar acolheu cerimónia de início de itinerância da Exposição “Move-te por Valores”

PNED-ColegioMilitar-30-10-2024

Colégio Militar

O Colégio Militar, instituição bicentenária, foi palco da cerimónia de início da itinerância da Exposição “Move-te por Valores”, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional da Ética no Desporto, numa sessão que preencheu o Auditório de uma juventude atenta e composta pelos alunos, Embaixadores da Ética e outras personalidades, militares e civis, que estiveram presentes.

No ano do centenário da presença portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, iniciada por militares oriundos desta instituição de ensino, nada melhor do que assinalar que os Valores do Desporto têm um impactante significado que deve estar sempre presente no espírito de cada cidadão, face ao fenómeno social que é e que precisa de ser lembrado amiúde, como foi salientado pelo Major-General José Feliciano, Diretor de Ensino do Exército português.

PNED-ColegioMilitar--30-10-2024

Colégio Militar

“Desafiado” pelos responsáveis para dar o “tiro de partida” para iniciar o movimento que vai passar por mais de uma centena de escolas ao longo do país, o Colégio Militar soube receber e agradecer, por parte do respetivo diretor, Coronel Jorge Reis, ao IPDJ a oportunidade de ser o anfitrião da referida exposição, que estará nesta instituição durante um período de tempo para que todos os alunos – e não só – possam tomar conhecimento dos exemplos eticamente marcantes que estão espelhados em cada painel.

Moderado por Daniel Dias, Isabel Baltazar, da área das Escolas do Parlamento Europeu; José Lima, coordenador do PNED; João Capela, antigo árbitro de futebol e Embaixador da Ética e a atleta paralímpica Marta Paço (campeã europeia e tripla campeã mundial de surf – e invisual desde quando nasceu), passaram em revista alguns pontos da vida enquanto desportistas nas respetivas modalidades e funções, tendo como base os Valores do Desporto e da Europa vertidos na cidadania.

Num segundo painel, os alunos Mariana Marques e Tiago Sousa Silva, dos mais antigos e atuais comandantes do respetivo pelotão (masculino e feminino) expressaram as opiniões sobre a matéria, considerando que no Colégio Militar há que cumprir o Código de Honra e aproveitar o Código da Ética no Desporto para melhorarem a atuação nos novos caminhos que vão passar a percorrer no ensino superior e técnico.

Programa da Ética no Desporto que foi alargado à Região Autónoma dos Açores e, mais recentemente, à Madeira, cobrindo todo o território nacional, para além de também estar a ter grande impacto nos países de expressão portuguesa, comprovando que a diáspora lusa tem uma grande responsabilidade a nível global.

O evento, foi organizado pelo Colégio Militar, contou com a presença do Major-General José Feliciano, Diretor de Ensino do Exército português, Dra Lídia Praça, Vogal do Conselho Diretivo no IPDJ, outros dignitários, Embaixadores da “Ética no Desporto”, convidados e alunos da instituição.

Na cerimónia, onde foi descerrado o painel do Colégio Militar, sobre o Coronel Portela Ribeiro, atleta olímpico na modalidade equestre, antigo aluno, docente e dirigente do Colégio Militar, seguiu-se a visita inaugural à exposição, marcada também pela entrega dos “palos”, onde ficarão colocadas fitas das instituições que vão sendo visitadas e que integram o percurso deste ano escolar.

No Desporto, como na Vida! A Ética não pode ser apenas uma palavra proferida aqui ou ali, mas algo maior, para um Desporto implicado no “Move-Te por Valores”.

 

© 4209 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.