Confirmando a exibição realizada em Baku, as Navegadoras venceram esta noite em Vizela o Azerbaijão, por 4-0, na segunda mão do primeiro play-off de acesso ao Europeu 2025 .
A Seleção Nacional garantiu assim a presença no segundo e derradeiro play-off de acesso ao Campeonato da Europa de futebol feminino, onde irá encontrar a 29 de novembro no Estádio do Dragão a equipa da Chéquia.
Foi um jogo de um só sentido se bem que no início foi visível uma certa ousadia da equipa Azerbaijão, mas logo as Navegadoras a colocarem em “sentido” as azeris com dois golos de Diana Silva (15 e 26 minutos) e assim foi o resultado ao intervalo, 2-0 para Portugal.
Na segunda parte, foi uma repetição do jogo da primeira parte da equipa portuguesa, com Dolores a fazer o terceiro tento, de grande penalidade, aos 56 minutos e mais perto do fim da partida Fátima Pinto fechou a contagem ao apontar o quarto golo de Portugal.
Em declarações após o jogo Portugal-Azerbaijão (4-0), da segunda mão da primeira ronda do play-off, o selecionador de Portugal, Francisco Neto afirmou que “O registo agrada-nos. Para estarmos onde estamos, tivemos de passar por muito sofrimento e muitos jogos sem sucesso. Estes 10 jogos de [sem perder] nada valerão se não formos competentes nos próximos dois.Não podemos ser só num. Este registo não nos leva para já ao Europeu. Queremos esse apuramento ” , acrescentando ainda que “Fomos muito competentes e muito sérios. O futebol no feminino tem vindo a crescer imenso. As equipas de pote A e de pote B estão cada vez mais próximas. Falamos de um universo de 30 equipas. As outras 20 ainda estão na fase mais inicial do processo, como o Azerbaijão. A nossa seriedade permitiu que o jogo parecesse fácil. A Chéquia é equipa de pote A e nós somos de pote B, embora estejamos acima delas no ranking”.