Quarta-feira 30 de Outubro de 2024

EDP Maratona do Porto celebra 20 anos e “encarna” Campeonato Nacional

EDP-MaratonaPorto-29-10-2024

RunPorto

A EDP Maratona do Porto, marcada para o próximo domingo e apresentada nesta segunda-feira, tendo como palco o emblemático Salão Nobre do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, comemora vinte anos e vai ter a presença de mais de 12.000 concorrentes, de onde sairá o campeão português da disciplina da época de 2024/2025.

Jorge Teixeira, diretor da Runporto e organizador, começou por anunciar que “esta edição contará com a presença de milhares atletas distribuídos entre as provas da Maratona, da APO Corrida dos Ossos Saudáveis (10 km) e da corrida de 6 km”, tendo enfatizado a “importância da maratona para a promoção da atividade física, para o turismo e para a saúde pública, reforçando o compromisso da Runporto com eventos de qualidade e segurança”.

Salientou também “a presença de algumas marcas portuguesas ao longo destes anos na Maratona do Porto, nomes estes, como Alberto Chaiça, Fernanda Ribeiro, Rui Pedro Silva e Vanessa Carvalho que ocuparam posições de destaque na classificação final”.

EDP-MaratonaPorto--29-10-2024

RUNPORTO

Tiago Teixeira (Runporto), apresentou as novidades desta edição, tendo destacado “a presença de uma elite africana e portuguesa, composta por atletas de renome mundial que estarão a competir nos 42 km da maratona e na corrida de 10 km, uma das principais provas da APO Corrida dos Ossos Saudáveis”, para além “da integração dos Campeonatos de Portugal de Maratona, o que confere uma importância adicional ao evento”.

Catarina Barradas, Diretora Global de Marca EDP, destacou “a longa parceria com o desporto e a saúde e a importância de investir em eventos que promovem estilos de vida saudáveis e impulsionam o turismo e a cultura locais, como patrocinadora, mas também como parceira na construção de um evento de impacto nacional e internacional”.

Jorge Pereira, representante da Associação Portuguesa de Osteoporose, salientou “a relevância da corrida de 10 km, uma prova que tem como objetivo sensibilizar para a importância da saúde óssea e para a prevenção da osteoporose, tendo explicado que a associação com o evento é um meio de divulgar mensagens de saúde e prevenção, fundamentais para o envelhecimento saudável da população”.

Maria José Patrício, representante do principal parceiro da APO Corrida dos Ossos Saudáveis, expressou “a satisfação da Lactogal em apoiar uma causa tão relevante como a saúde óssea e a promoção de estilos de vida saudáveis, um compromisso em investir em iniciativas que beneficiam a comunidade e que estão alinhadas com os valores da empresa, frisando que “os eventos desportivos atualmente são muito mais do que só atletas profissionais a correr”, salientando o aumento da população pela procura da atividade física, cuidando assim do seu bem-estar físico.

Durante a conferência foram apresentadas as novas sapatilhas Joma, desenhadas especialmente para a Maratona do Porto. Inspiradas nas cores e no espírito da cidade, o modelo celebra a tradição e a inovação e foi recebido com entusiasmo pelos presentes.

Representando o Turismo do Porto e Norte, o vice-presidente Cancela Moura salientou “o impacto positivo da maratona no turismo da região, bem como a visibilidade internacional que o evento proporciona ao Porto e ao Norte de Portugal, atraindo visitantes e promovendo a região como um destino de excelência para o desporto e para o lazer. A maratona do Porto é um momento de grande atratividade para o Porto e para região norte”.

Vítor Dias, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), reforçou o apoio do instituto ao evento, sublinhando o “excelente trabalho e a importância de eventos como este na criação de uma cultura de desporto no país. A Maratona do Porto é muito mais que uma simples prova de atletismo, tem a componente competitiva e desafia os melhores atletas do mundo desta distância, mas é muito mais do que isso, esta prova tem uma componente solidária, destaca o valor do desporto e tem uma componente familiar”

Representando a Câmara Municipal do Porto, a vereadora Catarina Araújo saudou a organização e manifestou o apoio da autarquia à maratona. Catarina Araújo enfatizou o “compromisso da cidade em apoiar eventos de grande relevância social e desportiva, como a EDP Maratona do Porto, e o papel fundamental do desporto na promoção de uma sociedade mais saudável”.

A vereadora realçou o “crescimento da Maratona ao longo dos anos, comparando o seu primeiro ano com 318 atletas e este ano, na sua 20ª edição onde já estão 12 mil participantes inscritos”.

A fechar, Jorge Teixeira fez uma homenagem especial aos 15 totalistas da Maratona do Porto, atletas que participaram em todas as edições do evento desde o seu início. Como reconhecimento pela sua dedicação e paixão, o diretor da Runporto entregou uma lembrança comemorativa a cada um deles, destacando o simbolismo de cada edição e o exemplo de perseverança e espírito desportivo.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.