Terça-feira 23 de Novembro de 9317

Yaroslava Mahuchikh e Armand Duplantis coroados como os melhores atletas europeus do Ano de 2024

EuropeanAtl-PremiosAno-26-10-2024

European Athletics

Yaroslava Mahuchikh foi coroada Atleta Europeia do Ano pela primeira vez, levando o prémio à frente das campeãs europeias e olímpicas Keely Hodgkinson e Femke Bol, Atleta Europeia do Ano de 2022 e 2023.

Mahuchikh, que recebeu o troféu do presidente da European Athletics, Dobromir Karamarinov, manteve o título europeu em Roma antes de completar o conjunto de principais medalhas de ouro no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, aos 22 anos.

Mas sem dúvida a maior conquista ocorreu um mês antes, na Paris Diamond League, onde Mahuchikh reescreveu os livros de recordes, saltando 2,10 m no Estádio Charlety para quebrar o recorde mundial de Stefka Kostadinova de 2,09 m, estabelecido no Campeonato Mundial de Atletismo de 1987, em Roma.

Mahuchikh, que foi coroada Estrela em Ascensão feminina em 2019, torna-se a segunda ucraniana a ser coroada Atleta Europeia do Ano, depois que seu colega saltador em altura Bogdan Bondarenko ganhou o prêmio em 2013.

No lado masculino, o sueco Armand Duplantis foi coroado Atleta Europeu do Ano pela primeira vez, tendo dividido o prémio anteriormente com Jakob Ingebrigtsen em 2022. A dupla também dividiu o troféu Estrela em Ascensão em 2018.

EuropeanAtl-PremiosAno--26-10-2024

European Athletics

Duplantis foi pré-selecionado para o prémio junto com o campeão olímpico dos 5.000 m e recordista mundial dos 3.000 m, Ingebrigtsen, e o campeão olímpico e europeu de salto em comprimento da Grécia, Miltiadis Tentoglou, tornando a lista de finalistas deste ano sem dúvida a mais forte na história.

Duplantis acumulou uma das melhores temporadas da história do desporto, defendendo os títulos no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, no Campeonato Europeu de Atletismo e nos Jogos Olímpicos, e quebrando recordes mundiais de 6,24 m, 6,25 m e 6,26 m a caminho de uma temporada invicta em ambientes indoor e outdoor.

Duplantis terminou a temporada de verão com a posse dos oito melhores saltos da temporada, quebrando ainda o recorde de campeonato de 6,10 m para ganhar o terceiro título europeu outdoor consecutivo em Roma, em junho.

 

Troféus de Estrela em Ascensão para Vilagos e Laros

Adriana Vilagos, da Sérvia, e Niels Laros, da Holanda, foram nomeados Estrelas em Ascensão deste ano, um troféu que foi criado em 2007 para reconhecer as conquistas dos melhores atletas jovens da Europa.

Com apenas 20 anos, Vilagos conquistou novamente a prata no lançamento de dardo no Campeonato Europeu de Atletismo em Roma e terminou o ano em segundo lugar na lista europeia de 2024, com um recorde sérvio de 65,64 m.

Aos 19 anos, Laros foi o atleta mais jovem a chegar à final dos 1500m nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde terminou em um excelente sexto lugar, em um recorde europeu sub-20 de 3:29.54, reduzindo meio segundo da marca anterior de 3.30,16, de Jakob Ingebrigtsen.

Laros também reescreveu os livros de recordes nos 1000m, conquistando uma vitória em casa nos Jogos FBK em Hengelo, com um recorde mundial sub-20 e europeu sub-23 de 2.14,39, e mostrou sua versatilidade ao estabelecer o melhor tempo europeu sub-20 de 5 km de 13.26 no Mónaco em fevereiro.

O prémio especial de Espírito de Equipe foi concedido no Golden Tracks à equipe italiana que dominou o quadro de medalhas no Campeonato Europeu de Atletismo Roma 2024.

A equipe italiana liderou a classificação em casa, no Estádio Olímpico, com 11 medalhas de ouro e 24 medalhas no total, o maior número de medalhas já conquistado por um país anfitrião na história do Campeonato Europeu de Atletismo.

O prémio foi entregue pelo CEO da European Athletics, Christian Milz, e recebido em conjunto em nome de toda a equipe italiana por Antonella Palmisano e Leonardo Fabbri, que venceram os títulos de marcha atlética de 20 km e arremesso de peso, respetivamente, em Roma.

O evento foi realizado na National Opera and Ballet House da cidade e contou com a presença do Primeiro-Ministro da República da Macedónia do Norte, Hristijan Mickoski, tendo sido também televisionado nacionalmente e transmitido ao vivo no canal do YouTube do European Athletics.

 

 

© 9317 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.