Sexta-feira 18 de Outubro de 2024

Portugal no Europeu de Futebol Sub21 após derrotar as Ilhas Faroé

Ao vencer (3-1) a congénere das Ilhas Faroé, Portugal apurou-se diretamente para a fase final do europeu de futebol sub21’2025, em junho, na Eslováquia em jogo realizado esta sexta-feira.

FPF-Europeu-Sub21-11-10-2024

FPF

O encontro começou da pior maneira, quando se viu a perder (3’), com um golo alcançado por Olaf Bárdarson (3′) na marcação de um pontapé de canto direto.

Geovany Quenda (9′) deu o primeiro sinal de perigo, mas o guardião defendeu com qualidade, o que acabaria por ser um prenúncio da meia-hora seguinte. Portugal ia sufocando as Ilhas Faroé e no espaço de dois minutos chegou mesmo a dispor de quatro oportunidades claras de golo, mas a bola teimava em não entrar. Ora foi desviada por defesas em cima da linha de golo, ora foi salva por um guardião que ia fazendo o seu trabalho de forma competente.

As Ilhas Faroé estavam remetidas ao seu terço defensivo, mas procuravam ferir Portugal sempre que possível. Numa dessas ocasiões, Samuel Soares (36′) foi obrigado a grande intervenção, para evitar o 0-2.

A persistência portuguesa foi premiada perto do intervalo, quando Fábio Silva (38′) rematou de forma exímia, dentro da área, com o pé esquerdo, dando finalmente alguma justiça ao resultado, que se manteve até ao intervalo.

A segunda parte decorreu a papel químico da primeira, mas desta vez sem qualquer tipo de hipótese de transição ofensiva por parte da formação da casa. Samuel Soares foi um mero espectador, numa tarde que viu a neve dar tréguas, mas o frio nem por isso.

As oportunidades sucederam-se, mas desta vez nem os ferros da baliza da equipa da casa queriam alguma coisa com Portugal. Ainda assim, tal como diz o ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura quando, nos minutos finais. Num pontapé de canto, Gabriel Brás (87′) colocou Portugal em vantagem pela primeira vez no encontro.

O golo desanimou a equipa da casa e Portugal manteve a toada ofensiva, conseguindo dilatar a vantagem por Paulo Bernardo (89′) com um belo remate dentro da grande área, fazendo o 3-1 e estava colocado um ponto final na partida, desfazendo qualquer dúvida que ainda pudesse haver quanto ao desfecho do encontro.

Sob a direção do árbitro Jovan Kachevski (Macedónia do Norte), Portugal alinhou com Samuel Soares; Tiago Santos (Rodrigo Gomes, 60′), Chico Lamba, Gabriel Brás, Rafael Rodrigues; Mateus Fernandes, Paulo Bernardo – Cap., Geovany Quenda (Dário Essugo, 83′); Rodrigo Mora (Pedro Santos, 60′), Fábio Silva (Henrique Araújo, int.) e Tiago Tomás (Carlos Borges, 69′).

Suplentes não utilizados: João Carvalho, João Marques, Martim Neto, Vasco Sousa.

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Bielorrússia, Croácia e Grécia.

A equipa portuguesa garantiu o primeiro lugar do Grupo G, contando agora com 24 pontos somados em nove partidas, seguindo-se a Croácia (com 19 pontos em nove jogos), Grécia (com 17 pontos em nove jogos), pelas Ilhas Faroé (com sete pontos em nove jogos), pela Bielorrússia (com seis pontos em nove jogos) e por Andorra (com três pontos em nove jogos).

No seu percurso, Portugal conta com vitórias diante de Andorra (3-0 em casa), Bielorrússia (5-0 fora e 6-1 em casa), Grécia (2-0 em casa), Ilhas Faroé (4-0 em casa e 3-1 fora) e Croácia (5-1 em casa e 2-0 fora). O único desaire aconteceu na Grécia (1-2).

No dia 15 (terça-feira) defronta Andorra (18h) antes de regressar a Lisboa, no dia 16.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.