A equipa de seniores femininos do Benfica ergueu a Supertaça 2024 ao vencer, este sábado, o FC Porto por 3-1 (16-25, 25-19, 25-23 e 25-15), no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, em jogo arbitrado por Raquel Portela (AV Porto) e Rui Reis (AV Lisboa).
Esta foi a primeira vitória do clube da Luz na competição feminina que colocou frente a frente o campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal.
No primeiro set, o FC Porto entrou de rompante, com um serviço directo de Eliana Durão, logo seguido de ataques de Victória Alves e Erika Mercado Chavez (5-3).
Uma bola refletida para fora pelo bloco benfiquista, confirmada pelo “Video Check” e, logo de seguida, um ataque desperdiçado pelas rivais, dilataram a vantagem das portistas para seis pontos (10-4).
O Benfica acumulou erros ofensivos e o FC Porto faturava no serviço (13-5), por Brianna Kadiku, e no bloco (14-6), por Kyla Swanson.
A perder por 6-15, as águias reuniram para alterar a sua estratégia… e reagiram (11-18) mas de pouco adiantou, já que as portistas, a jogarem com desenvoltura e eficácia, foram gerindo a (grande) diferença até ao resultado final: 25-16, selado com um ataque de Brianna Kadiku e um erro no ataque de Kyra Holt, ex-jogadora do FC Porto.
O segundo parcial começou de forma bem mais equilibrada (4-4). Dois blocos, de Lila Durão e Puck Hoogers, logo seguido de um serviço directo de Victoria Alves, impulsionaram a equipa orientada por Miguel Coelho (8-5), mas o Benfica reagiu prontamente e, depois de igualar com um erro adversário, passou para a liderança (9-8).
Um serviço de Mariana Garcez (12-9) obrigou o técnico portista a reunir com as suas pupilas.
Com Kyra Holt no serviço, o Benfica aumentou a distância (15-11), com ataques das brasileiras Angélica Malinverno e Maria Luísa Oliveira.
Um serviço feliz de Puck Hoogers (re)aproximou as azuis e brancas (16-14), mas um bloco da turca Cansu Çetin afastou novamente as encarnadas (19-15).
Um serviço de Veronika Dokic dilatou a diferença (23-17). Mariana Garcez e Maria Luísa Oliveira fixaram o resultado em 25-19, igualando a contenda.
O terceiro set voltou a ser marcado pelo equilíbrio, mas dois blocos (Brianna Kadiku e Victória Alves) fizeram as portistas tomarem a dianteira do marcador (7-5).
O Benfica chegou à igualdade com um serviço de Cansu Çetin (9-9) e passou mesmo para a liderança depois de um ataque ao primeiro toque de Angélica Malinverno (13-12).
Galvanizada pelo apoio do público, a equipa orientada por Rui Moreira, antigo treinador das portistas, foi somando pontos, gizados pelas mãos da distribuidora Mariana Garcez (19-15).
Kyra Holt, no ataque, adiantou ainda mais as encarnadas (23-17), mas as azuis e brancas reagiram com força, forçando erros (22-23). Valeu ao Benfica um ataque de Kyra Holt para estancar a hemorragia pontual e um ataque de Maria Luísa Oliveira para selar a vitória: 25-23.
No quarto set, com Mariana Garcez no serviço e Maria Luísa Oliveira a faturar, o Benfica chegou-se à frente (3-0), com a agressividade das encarnadas a desorientarem as suas adversárias, que cometeram alguns erros (5-1).
Maria Luísa Oliveira, com um serviço direto, manteve o Benfica na liderança (8-3).
Um bloco de Kyra Holt deu ainda mais robustez à vantagem das lisboetas (10-4)… Mais dois pontos consecutivos da norte-americana no ataque fizeram o Benfica afastar-se ainda mais (13-5).
A reacção portista fez-se sentir (8-13), mas a jovem internacional Mariana Garcez voltou a fazer magia e o Benfica afastou-se novamente (15-8).
Dois blocos de Puck Hoogers reaproximaram as portistas (11-16), mas não assustaram as águias, que continuaram a contabilizar pontos com um serviço de Veronika Dokic (22-14).
Um ataque de Kyra Holt, um serviço de Mariana Garcez e um bloco de Kyra Holt selaram o triunfo histórico na Supertaça: 25-15.
As benfiquistas Kyra Holt e Cansu Çetin, respectivamente com 19 e 15 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Erica Mercado, com 13, e Victória Alves, com 12, foram as portistas mais concretizadoras.
Depois de ter quebrado um jejum de 50 anos na Taça de Portugal, o Voleibol feminino conseguiu a primeira Supertaça para o clube da águia!