Com “alta tensão” de princípio a fim – face à rivalidade entre os contendores finalistas – o FC Porto acabou por ter a “estrelinha” que levou a equipa nortenha a, nos últimos cinco minutos do prolongamento, se superiorizar e conquistar a Supertaça Mário Saldanha, um dos anteriores presidentes da Federação (com ligação de 27 anos) e dos mais antigos do desporto nacional.
Jogo que foi disputado com intensidade, garra e equilíbrio na qualidade das duas equipas para que, no fim, fossem os dragões a sorrirem, ao vencer (97-93) após prolongamento.
Antes do início da partida, prestou-se uma homenagem ao árbitro Luís Lopes, que apitou o seu último jogo da carreira
O primeiro período fez jus à rivalidade entre as duas equipas, com ambas a quererem sair na frente do marcador nos primeiros dez minutos, acabando por ser o FC Porto a superar-se pela margem mínima (23-22).
Já no 2º quarto, os azuis e brancos conseguiram distanciar-se dos encarnados nos primeiros minutos, porém, os dois conjuntos voltaram a ficar separados apenas por dois pontos (46-44) à entrada para os balneários.
A história continuou a mesma no terceiro período e as duas equipas não “descolavam” uma da outra até ao último segundo, ainda que o FC Porto mantivesse a liderança e aumentou para quatro pontos (67-63) a diferença à entrada para o último quarto.
No derradeiro período, onde se iria decidir o vencedor da 39ª Supertaça Mário Saldanha, a partida ficou empatada após um lançamento no último segundo de Miguel Queiroz (FCPorto) para deixar o marcador empatado a 85 pontos.
No prolongamento, quando nada parecia separar os dois emblemas, foram os últimos cinco minutos de tempo extra que resultaram na vitória do FC Porto (97-93), que conquistou a oitava Supertaça Mário Saldanha.
Destaque para a exibição de Xeyrius Williams (FCPorto), que acabou por levar o prémio de MVP para casa, com seis pontos, 11 ressaltos, três assistências e cinco desarmes de lançamento, com 22.5 de valorização.
Do lado das águias, note-se a prestação de Makram Romdhane com 12 pontos, nove ressaltos, seis assistências e um roubo de bola, com 21.5 de valorização.