Diogo César foi o único judoca luso que se evidenciou, esta terça-feira, no segundo dia do mundial da modalidade que está a decorrer na cidade russa de Chelyabinsk, ao vencer dois dos três combates que efectuou.Isento no primeiro “round”, Diogo (- 66kg) venceu o zambiano Mathews Punza e Almaz AltynbekUulu, do Kazaquistão, perdendo de seguida para o russo Mikhail Pulyaveu, sem direito a ser repescado.
Na mesma categoria, Sergiu Oleinic foi afastado logo de início, ao perder com o venezuelano Ricardo Valderrama, o mesmo sucedendo a Joana Ramos (- 52 kg) ante a ucraniana Oleksandra Stark, que defriontarãoova.
No primeiro dia, recorde-se, Leandra Freitas (- 48 kg) também foi derrotada no único combate realizado frente a mexicana Edna Carrillo.
Nesta quarta-feira, será a estreia da mais campeã das campeãs portuguesas (três medalhas de prata – 2007 – 2009 e 2010 – e uma de bronze – 2005 – em mundiais), Telma Monteiro (- 57 kg), que ficou isenta do primeiro combate e onde se depositam a única esperança da conquista de uma medalha. O que não vai ser fácil.
Registe-se que a primeira medalha (bronze) conquistada para Portugal, num mundial, foi conseguida por Filipa Cavalleri, em 1995
No sector masculino, estarão no tatami (- 73 kg) André Alves e Jorge Fernandes, que defrontarão, respectivamente, o coreano Hong e o húngaro Ungvari.