Quarta-feira 02 de Outubro de 2024

Cazaquistão eliminou Portugal do Mundial de Futsal

por vs czaq mundial 2024 set

FPF

Portugal sofreu a primeira derrota em 25 jogos em grandes competições, sendo eliminado nos oitavos de final do Mundial de Futsal pelo Cazaquistão, depois de terem ganhado todos os quatro títulos principais possíveis durante a sequência referida.

Chingiz Yessenamanov (11′) deu vantagem para o Cazaquistão, depois de um golo marcado muito perto da baliza lusa, tendo Portugal empatado (21’) por Zicky, na sequência de um remate forte de quase meio-campo, com a bola a ir para a baliza com o atacante português a fazer um pequeno desvio (de calcanhar) para o fundo da rede.

Numa primeira parte em que o jogo foi repartido, mas em que a formação lusa não teve nem arte nem manha para liderar o processo a caminho da vitória, porque a ambição pareceu estar “semicongelada”, adivinhava-se que a segunda parte iria ser bem mais difícil face a um “up grade” que o Cazaquistão mostrou quanto a uma evolução nos últimos anos.

Os reflexos de Higuita (38 anos), e um golo de Tursagulov a 14 segundos do fim propiciaram ao Cazaquistão a realização de um milagre que ninguém mais conseguiu. Higuita (Cazaquistão) que foi considerado o melhor jogador em campo.

Para Tiago Brito, o ala de Portugal “Nem sempre no desporto quem cria mais e tem mais volume ganha e hoje foi uma prova disso, mas no final o que conta são os golos, e nisso o Cazaquistão foi mais competente do que nós. Não foi falta de qualidade de jogo. Mais uma vez não fomos competentes no momento da finalização.”

Jorge Braz, selecionador nacional, salientou que “tenho um orgulho brutal no trabalho que tem sido feito, no que foi o percurso, que não queríamos terminar hoje, no que foi o trabalho e empenho de todo o staff… foram muitos dias juntos a trabalhar e a preparar algo muito especial para todos nós. E, acima de tudo, estes 14 dias, com o Bernardo [Paçó] e o Pauleta, continuam a ser fantásticos e um exemplo do que é ser desportista, do que é ser uma equipa. Tenho um orgulho muito grande no futsal português, na Seleção, no que tem feito”.

Adiantou ainda que “não é por hoje ser um dia muito duro… estou a tentar a respirar porque é duro. Não me sinto feliz com o produto, sinto-me de rastos, mas sinto-me muito orgulhoso com o processo e nisso é que temos de todos de continuar a olhar e trabalhar”.

No outro jogo desta quinta-feira, Marrocos venceu (4-3) o Irão e seguiu para os quartos de final.

Os oitavos de final concluem.se esta sexta-feira com os jogos Tailândia-França e Argentina-Croácia.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.