Nos oitavos de final do Mundial de Futsal’2024, que está a decorrer em várias cidades do Uzbequistão, Portugal defrontará, esta quinta-feira (20h), a formação do Cazaquistão, que Portugal poderá ver na RTP1, jogo a efetuar em Andijan, onde a equipa nacional chegou ontem.
De acordo com as regras definidas, o esquema ditou os seguintes emparceiramentos para os oitavos de final (horários locais):
24 de setembro | terça-feira
20h00: Países Baixos x Ucrânia (Tashkent)
17h30: Brasil x Costa Rica (Bukhara)
25 de setembro | quarta-feira
20h00: Paraguai x Afeganistão (Tashkent)
17h30: Espanha x Venezuela (Andijan)
26 de setembro | quinta-feira
20h00: Portugal x Cazaquistão (Andijan)
17h30: Irão x Marrocos (Bukhara)
27 de setembro | sexta-feira
20h00: Argentina x Croácia (Tashkent)
17h30: Tailândia x França (Bukhara)
No último encontro da fase de grupos a equipa nacional terminou o Grupo E na primeira posição, após triunfo com Marrocos (4-1).
Portugal entrou com vontade de impor o seu jogo e (2’), Pany rematou para a defesa apertada do guardião adversário. No seguimento da jogada, surgiu o primeiro golo para Portugal. Excelente jogada coletiva, serviço a Erick no jogo de pivô e grande golo do universal, com a bola ainda a embater no poste antes de entrar.
Marrocos arriscava a sair a jogar e Portugal ia pressionando. Entrada muito personalizada da formação orientada por Jorge Braz, com muita competência na posse de bola. Aos 7’ defesa de Edu a remate de Amazal. Logo a seguir, remate perigoso de Lúcio Rocha e grande defesa de Edu num lance com Charraoui.
As duas equipas foram criando perigo nas balizas adversárias. Tiago Brito quase marcou após bola parada e Zicky, num lance em que tirou o defensor do caminho, isolou-se e quase fez o 2-0. Pelos 15’, grande lance de Erick. Pontapé de linha lateral e o camisola 8 atirou rasteiro a centímetros do poste. Logo a seguir, aos 16’, roubo de bola de Portugal em zonas adiantadas e o fixo marroquino quase fez auto-golo. Marrocos reagiu e, aos 18’, grande defesa de Edu, a remate de Charraoui.
Aos 19’, grande jogada coletiva lusa e André Coelho é travado na área. Na conversão, Bruno Coelho atira para o 2-0.
Na segunda metade do encontro, Portugal dilatou a vantagem (22′), no seguimento de um erro clamoroso do guardião Abdelkrim Anbia e que Bruno Coelho rematou para o 3-0. Depois de uma ameaça de Marrocos, que saiu ao lado, a Equipa das Quinas quase marcava mais um, através de um remate perigoso de Pany.
Marrocos ia apostando no 5×4 em certas situações, mas Portugal foi sempre muito competente a anular esses lances. Num erro na saída de bola de Portugal, a equipa africana reduziu por intermédio de El Mesrar (24′), que aproveitou a recarga a um remate seu que foi ao poste.
Perto do fim (39’), Zicky sentenciou a partida, assistido por Fábio Cecílio.
Portugal entrou a jogar com o cinco composto por Edu, João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick, tendo jogado ainda André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Tiago Brito, Lúcio Rocha, Kutchy, Fábio Cecílio e Zicky
Disciplina: cartão amarelo a Tomás Paçó (11′)