O Sporting fechou a participação portuguesa na final A do DNA Sub20 para clubes com a conquista do quinto lugar na estafeta “The Hunt” (a caçada). O Sparta (Dinamarca) venceu a competição.
Evento que decorreu no Estádio Municipal de Pombal, foi organizada pela European Athletics e Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal de Pombal.
À entrada para o The Hunt, o Sporting estava na terceira posição, somando um total de 72 pontos, em igualdade pontual com os checos do Plzen, atrás do Sparta (Dinamarca), que tinha 100 pontos, e do Blackheat and Bromley Harriers (82 pontos). Nesta final em que todas as equipas conseguiram pelo menos um triunfo, o campeão do ano passado, Playas de Castellon estava em quinto lugar, com 68 pontos, e o Ratoath (Irlanda) estava na sexta posição com 66 pontos.
Para esta soma sportinguista muito contaram os triunfos de Marcos Lara, no salto em comprimento, e de João Fernandes, no dardo, que nos duelos lançou a 70,60 metros! Importante também o segundo lugar de Afonso Fernandes, nos 110 metros barreiras.
Ainda na primeira metade da classificação individual ficaram Beatriz Azevedo, terceira nos 800 metros, Mariana Câmara, terceira no lançamento do peso, “ex-áqueo” com Kateřina Salcmanová do Plzen.
Na segunda metade da tabela, classificou-se Margarida Oliveira, quarta classificada nos 100 metros, Anastácia Gula, que esteve em duas provas, sendo quinta nos 100 metros barreiras e sexta no salto em altura, Tomás Gonçalves, nos 400 metros barreiras também foi quinto, assim como Miguel Villamudria nos 200 metros, e a estafeta mista de 4×400 metros (quarteto composto por Pedro Tavares, Clara Martinha, Inês Alves e Tomás Figueiras) ficou no sexto lugar.
Toda a emoção estava na última prova, a estafeta The Hunt e esta não defraudou. Os dinamarqueses, vice-campeões no ano passado, em Itália, que partiram com cerca 6 segundos de vantagem dos ingleses e com 9 segundos de vantagem de checos e portugueses e 10 segundos para os espanhois do Playas de Castellon, nunca “tremeram” e mantiveram sempre uma vantagem confortável terminando no primeiro lugar.
As surpresas surgiram depois. Os espanhóis, campeões no ano passado, foram recuperando posições e terminaram em segundo lugar, relegando os checos do Plzen para o terceiro lugar. Os ingleses do Blackheath and Bromley Harriers perderam muitos lugares, mas ainda conseguiram classificar-se no quarto lugar, ultrapassando o quarteto do Sporting (Tiago Gomes, Alexandre Lucas, Margarida Oliveira, Teresa Delfino), que ficou no quinto lugar, à frente dos irlandeses do Ratoath.
A outra equipa presente, o Clube Pedro Pessoa, que tomou parte no grupo B, terminou no quinto lugar, como se poderia esperar como normal e que, ainda assim, se superou nalgumas provas em relação ao que havia conseguido na véspera.
Em quarto lugar classificaram-se Sara Pereira (peso) e Isabel Luís (800 metros), esta uma especialista na marcha atlética, e no quinto lugar Rita Martins (100 metros barreiras) e Joana Rosa (altura).
Ficaram no sexto lugar o quarteto da estafeta mista de 4×400 metros (Michelle Elmer, Vasco Lopes, Matilde Guerreiro e João Silva), Francisco Pereira (110 metros barreiras), Francisco Pombo (comprimento), João Silva (400 m barreiras) e Diogo Santos (dardo).
Com isso a equipa somou 34 pontos, contra 102 da Lazio, 96 do Eagles e 93 da Noruega. Feitas as contas (1 segundo por cada três pontos), a equipa da margem sul do Tejo partiu para o The Hunt, na sexta posição, 22,6 segundos depois dos italianos e três segundos depois da formação francesa do Metz, que começou na quinta posição.
Com um segmento de 800 metros de categoria, o quarteto português, constituído por Sara Athayde, Michelle Elmer, Francisco Pombo e Tiago Machado conseguiu ultrapassar os franceses e assegurar o quinto lugar da classificação da final B.
O triunfo nesta final foi para os italianos do Team Lazio que evnceram o The Hunt, mantendo a supremacia evidenciada até aí, apesar de terem apenas conquistado quatro triunfos antes (800 e 100 metros femininos, 400 metros barreiras e dardo masculinos, aqui com Lucio Visca, que num dos duelos lançou a 70,15 metros).
Fotos: FPA/Marcelino Almeida e Luís Barreto