Num dia incrível – este domingo – para Portugal, os canoistas lusos arrebataram duas medalhas de ouro e uma de prata no último dia do Campeonato do Mundo de Maratona que, ao longo de quatro dias, se realizou em Metkovic, na Croácia.
Depois do ouro de Maria Luísa Gomes (K1 Juniores), da prata de José Ramalho (K1 Seniores) e do bronze de Rui Lacerda (C1 Seniores), a a formação nacional completou o medalheiro com dois ouros e um bronze, totalizando seis distinções metálicas, sendo quatro a n+ivel de seniores e duas no âmbito dos juniores.
José Ramalho e Fernando Pimenta, com uma prova taticamente perfeita, garantiram a conquista da medalha de ouro ao sprint, superando a dupla francesa formada por Quentin Urban e Jeremy Candy. Depois de Ponte Lima 2022 e Vejen 2023, a dupla portuguesa sagrou-se, em Metkovic 2024, tricampeã do Mundo de K2 Seniores.
João Sousa e Francisco Baptista abriram a última sessão com a conquista da medalha de ouro mundial – que juntaram ao europeu também deste ano – na prova de K2 Juniores.
A dupla portuguesa demorou a “encontrar o rumo”, devido à oposição dos adversários, mas quando o encontrou nunca mais perdeu o sentido do que queria e sagrou-se campeã do Mundo.
Quem também subiu ao pódio foi a dupla formada por Rui Lacerda e Ricardo Coelho. Na prova de C2 Seniores, na qual tinham sido medalha de prata no europa, os limianos souberam gerir o esforço, ao longo de uma prova “muito dura”, tendo conquistado, merecidamente, o 3.º lugar na Croácia.
Nas provas anteriores, Rui Lacerda foi o primeiro canoísta luso a conquistar uma medalha da jornada deste sábado do Mundial de Maratonas, em Canoagem, obtendo o bronze na prova do C1, prova que completou em 1h46m01,82s.
A fechar o programa, José Ramalho conquistou a prata na prova de K1, cumprindo o percurso em 2h05m53,21s.
Pelo meio, Maria Rei foi 4ª classificada na prova de K1, que terminou com 2h01m55,24s,
enquanto o júnior João Sousa foi 7º no K1, com 1h40m06,90s.
Mais um dia brilhante