Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Portugal apurou-se para os oitavos de final do Mundial de Futsal

460520996_1095740871915224_7304472377498409022_n

FPF

Portugal conquistou, esta quinta-feira, o direito à passagem aos oitavos de final do Mundial de Futsal, ao derrotar o Tajiquistão, por 3-2, em jogo referente à 2ª jornada do Grupo E da competição, no Humo Arena, em Tashkent (Uzbequistão).

Portugal apostou desde cedo no jogo de pivô, com Zicky em campo, e o Tajiquistão sofreu nos instantes iniciais. Aos 2’, a formação lusa adiantou-se no marcador. Pontapé de linha lateral e Pany aproveitou uma desatenção na marcação do adversário e atirou para o 1-0, com assistência de Bruno Coelho. No minuto seguinte, Ismoilov obrigou Edu a uma defesa apertada. Aos 4′ grande trabalho de Zicky, com o seu remate a sair ao lado. Segundos depois, Fábio Cecílio ficou na cara do guarda-redes do Tajiquistão, mas Bekmurodov defendeu.

Portugal dominou em toda a linha e ia criando desequilíbrios no último terço do adversário, enquanto o Tajiquistão apostava no guarda-redes avançado em alguns momentos, mas não deu em nada porque a formação visitante foi controlando essas iniciativas. Pelos 9’, grande jogada coletiva. Erick desmarca Kutchy pela esquerda, que serve Afonso, mas o camisola 4 rematou por cima.

À passagem dos 11′, Zicky aproveitou uma perda de bola do adversário e, depois de um par de dribles, atira para o 2-0. Dois minutos depois, Fábio Cecílio quase marcou numa jogada de bola parada. A fechar a primeira parte, Afonso quase marcou em duas ocasiões.

Na segunda metade, Portugal entrou intenso e nos primeiros minutos poderia ter dilatado a vantagem. Bruno Coelho, em dois lances, esteve muito perto do 3-0. Aos 26′, Fábio Cecílio isolou-se perante o guarda-redes, mas o camisola 5 não conseguiu bater Bekmurodov. Aos 27′, o Tajiquistão reduziu o marcador com Komron Aliev a faturar, após bola parada.

Depois do 2-1, o Tajiquistão galvanizou-se – assim como as bancadas – mas Portugal respondeu… à Portugal. Aos 28′, grande jogada de Portugal, Kutchy desequilibra pela esquerda e atra forte, com Erick a marcar na recarga. Portugal voltou a criar muito perigo no seguimento das bolas paradas, especialmente com Tomás Paçó a rematar.

Aos 35′, jogada fantástica entre Lúcio, André Coelho e Fábio Cecílio, que serviu Tiago Brito, que quase marcava de calcanhar. Nos momentos finais da partida, com ainda dois segundos no cronómetro, Bakhtiyor Soliev marcou o segundo tajique, fazendo o 3-2 final.

Portugal apresentou-se com Edu, João Matos – Cap., Bruno Coelho, Pany e Erick, tendo jogado ainda: André Correia, André Coelho, Tomás Paçó, Afonso, Tiago Brito, Lúcio Rocha, Kutchy, Fábio Cecílio e Zicky

Portugal encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental) do próximo domingo, na Humo Arena, em Tashkent. Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

Com Portugal e Marrocos (que venceu o Panamá por 6-3) no topo do grupo com seis pontos fica apenas por definir quem termina em primeiro e segundo lugar. As duas equipas defrontam-se no domingo pelas 17h30 (13h30 de Portugal Continental).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.