Quarta-feira 24 de Novembro de 5621

Maria Luísa Gomes campeã mundial júnior de maratona na canoagem

Mundo de K1 Juniores  Maria Luísa Gomes

FP Canoagem

Maria Luísa Gomes (K1) sagrou.se campeã mundial júnior da maratona, na canoagem, ao vencer a prova esta quinta-feira realizada na cidade de Metkovic (Croácia), cumprindo a distância no tempo de 1h.28m37,47s, no que foi uma entrada de “leão” de Portugal na competição.

No também K1 feminino, Maria Rei obteve a 6ª posição na categoria de “corrida curta” com 15m07,23s

Depois das medalhas de ouro nas provas de K1 Juniores Short Race e de K1 Juniores no Campeonato da Europa de Maratona, realizado em Poznan, na Polónia, no passado mês de julho, Maria Luísa Gomes voltou a subir ao lugar mais alto do pódio, desta feita no Mundial, coroando, desta forma, um ano de 2024 perfeito a nível internacional.

 Maria Luísa Gomes fernando pimenta

FP Canoagem

“Foi uma ótima maneira de acabar a época, dando uma alegria a mim e a todos os portugueses”, referiu Maria Luísa Gomes, antes de admitir que o estado do tempo não ajudou. “Não foi fácil, acabei toda rota”, afirmou, transmitindo, de seguida, o segredo para a vitória. “Fui sempre a pensar estrategicamente e a gerir a prova”, disse, antes de utilizar uma frase muito usada por Rui Câncio, técnico nacional. “Não importa como começa, importa como acaba”, concluiu.

Quanto aos restantes portugueses em prova no primeiro dia de Campeonato do Mundo de Maratona, destaque para Maria Rei, que se apurou para a final. Na prova masculina de K1 Seniores Short Race, Fernando Pimenta, que era campeão mundial em título, depois de vencer em Ponte de Lima (2022) e em Vejen (2023), também se apurou para a final, tal como José Ramalho. Fernando Pimenta terminou em 5º e José Ramalho na 13ª posição.

Nas canoas, na prova de C1 Seniores Short Race, Rui Lacerda, medalha de bronze no último Campeonato da Europa, acabou no 10º lugar, com Ricardo Coelho (5º classificado no Europeu) a concluir a prova na Croácia no 13.º posto.

À partida para a Croácia, Rui Câncio havia declarado que “as expectativas para este Mundial estão bastante altas, pois, no ano passado, obtivemos dois títulos de campeões do Mundo e esses dois barcos irão estar presentes este ano para tentar defender os seus títulos”, pelo que a equipa está no bom caminho.

“Tal como já disse anteriormente, esperamos entre 4 a 5 medalhas neste Mundial”, transmitiu Rui Câncio, antes de sublinhar que Portugal leva ao Campeonato do Mundo “uma das seleções mais fortes de sempre, se não a mais forte de sempre”, sublinhando, ainda, que “os critérios também foram bastante exigentes”, razão pela qual espera que “se reflitam nos resultados que venhamos a obter”.

Ricardo Machado único candidato às eleições na Federação em 29 deste mês

A mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Canoagem divulgou a Lista A, liderada pelo atual Vice Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Ricardo Machado, que se apresenta como única para as eleições para o Ciclo Olímpico 2024-2028.

Ricardo Machado, acompanhado por dois dos atuais Vice Presidentes, João Botelho e Sérgio Ferreira, apresenta quatro novos membros para a direção da Federação Portuguesa de Canoagem, entre os quais três mulheres.

A ex atleta Olímpica e Campeão do Mundo de Canoagem Beatriz Gomes é apresentada para Presidente da Mesa da Assembleia Geral, acompanhada por David Cruz, ex presidente do Gemeses e ainda por António Esteves, ex membro da direção da FPC e atual membro da Mesa da Assembleia geral.

A lista foi subscrita por mais de 50 delegados, onde se inclui ainda as quatro Associações Regionais de Canoagem ativas em Portugal e ainda pelo Aventura Marão Clube.

Mário Miguel  Santos, ex Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem é o mandatário da candidatura liderada por Ricardo Machado, estando o ato eleitoral marcado para o próximo dia 29 de Setembro nas instalações da Federação Portuguesa de Canoagem em Vila Nova de Gaia.

© 5622 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.