A seleção nacional de Sub-19 venceu (5-4) a campeã do mundo em título e carimbou a passagem à final do mundial, em Novara, depois de meia-final repleta de emoção até ao fim, onde Portugal protagonizou uma primeira parte fantástica e derrotou a Argentina, que vendeu cara a derrota.
A partida teve duas partes completamente distintas. O primeiro tempo foi totalmente dominado pelo conjunto das quinas, que foi para o intervalo a vencer por 5-1.
Com três minutos decorridos no relógio, Viti inaugurou o marcador com um remate forte, sem hipótese para o guardião argentino. Gui Azevedo rematou de longe para o 2-0 e, na resposta, a Argentina reduziu. Portugal continuou a dominar e dilatou com mais dois golos de Tomás Santos e um de Martim Costa.
Na segunda parte, a ter de patinar atrás do (grande) prejuízo, a Argentina reagiu e criou dificuldades ao conjunto luso, conseguindo reduzir para a margem mínima, mas não foi suficiente. A vitória já não escapou a Portugal, que assim garantiu a presença na final da competição.
Vasco Vaz, selecionador nacional, confessou que a vitória “dado o que aconteceu na Argentina e depois em Barcelona, é sem dúvida uma sensação ótima e, por isso, também estamos a trabalhar e conseguimos o segundo objetivo, que foi chegar à final”, tendo adiantado, sobre o jogo, que “na primeira parte Portugal dominou, foi superior, criou oportunidades e concretizou, defendeu bem e conseguiu quebrar o forte da Argentina em termos ofensivos. Na segunda parte claudicámos, provavelmente pela ansiedade de todos quererem chegar ao fim do jogo rapidamente e demos ali alguns passos errados e deixámos que a Argentina criasse o jogo dela”.
Para a final (este sábado, 20h) “é preciso recuperar e ter a consciência do que foi hoje, de bom e de mau, e não cometer os erros que cometemos hoje, seja contra a Itália ou com a Espanha. Mas estou confiante neste grupo e penso que amanhã vão corresponder àquilo que todos nós desejamos”.
Recorde-se que Portugal começou por bater (3-2) a França, “derreteu” (20-0) a Colômbia, derrotou (5-1) a Itália e afastou (15-2) a Suíça.
Assista à partida em direto através da World Skate TV.
Madalena Costa campeã mundial de patinagem livre (juniores)
Madalena Costa, sagrou-se, esta tarde, Campeã do Mundo, no escalão de Juniores, no mundial está a decorrer em Rimini (Itália) e na patinagem livre.
Madalena, que revalidou o título, conquistou o ouro com a pontuação de 247,42 pontos, no somatório das duas provas, programa curto e longo (o segundo lugar obteve 191.14) e bateu o recorde pessoal no programa longo, com a pontuação de 154,44 (a marca anterior era de 151.85, obtida no europeu deste ano, em Fafe).
No final da prova a atleta explicou que se sentiu “muito feliz com mais este título, não só por ser um título de campeã do mundo, mas por ter saído concretizada de pista e também por ter mostrado do que sou capaz e tudo o que trabalhei esta época”.
Para Madalena, esta medalha “significa muito: todo o trabalho e todo o processo e o facto de acreditar não só em mim, mas em toda a minha equipa técnica, assim como representar o meu país e todas as pessoas que me apoiam”.