Lenine Cunha tornou-se no primeiro atleta paralímpico a integrar a comissão de atletas do comité internacional. O português (41 anos) foi o candidato apresentado pela Federação Internacional para Atletas com Deficiência Intelectual (VIRTUS).
A votação decorreu entre 26 de agosto e 5 de setembro na aldeia paralímpica, aberta a todos os atletas presentes nos Jogos Paris’2024. Lenine Cunha obteve 353 votos, superando a nadadora Vladyslava Kravchenko, que recebeu 340.
“Este é um momento de imensa gratidão e orgulho. Gostaria de agradecer do fundo do meu coração a todos que acreditaram em mim, confiaram no meu trabalho e me apoiaram ao longo desta jornada. Prometo continuar a dedicar-me com toda a minha energia para representar os atletas com integridade, paixão e compromisso, buscando sempre o melhor para a nossa comunidade. Muito obrigado a todos!”, salientou Lenine Cunha.
Assembleia Geral Eleitoral a 12 de outubro
Nos termos estatutários e regimentais aplicáveis, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Joaquim Ferreira Machado, convocou a Assembleia Geral Eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo para o dia 12 de outubro de 2024, a fim de eleger os órgãos sociais para o período 2025/2028.
O ato eleitoral terá lugar em Lisboa, entre as 15h e as 17h, em local a definir oportunamente.
Em conformidade com o n.º 4 do art. 7º do Regulamento Eleitoral, as listas candidatas deverão ser formalmente entregues ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral Eleitoral, na sede da FPA ou por via eletrónica, até às vinte e quatro horas do dia 28 de setembro.
Recorde-se que a Assembleia Geral da FPA é composta por 65 delegados, 44 em representação das Associações Regionais de Atletismo (2 por cada Associação), 5 em representação da ANJA (Associação Nacional de Juízes de Atletismo), 5 em representação da ATAP (Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal), 5 em representação da AAACA (Associação de Atletas de Alta Competição de Atletismo), 3 em representação da ANAV (Associação Nacional de Atletismo Veterano), 2 em representação da APOPA (Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo) e 1 em representação da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal).
De acordo com o que e se sabe, três listas estão na primeira linha para a candidatura, como são os casos das lideradas por Domingos Castro (dossier já entregue na FPA), Fernando Tavares e Paulo Bernardo.
European Running Business Conference no Porto
A European Athletics divulgou que a European Running Business Conference 2026 vai decorrer no Porto, de 6 a 8 de novembro. A comunicação foi feita no decorrer da conferência de imprensa de apresentação da Hyundai Meia Maratona do Porto, prova que, este ano, terá lugar no domingo.
Será a quinta edição da principal conferência internacional de corridas do continente, reunindo organizadores de corridas, fornecedores, organismos governamentais, retalhistas e quaisquer delegados ou organizações com interesse na indústria da corrida.
O evento será realizado em parceria com a Runporto, sendo que a prova anfitriã, a Maratona do Porto, decorrerá em paralelo com a conferência. A Federação Portuguesa de Atletismo também apoia esta Conferência da Corrida.
Marko Vasic, responsável pela execução da Estratégia Europeia de Corridas de Atletismo, incluindo as Conferências Europeias de Negócios de Corrida, “à medida que o desporto da corrida cresce continuamente, o mesmo acontece com a ERBC, dando aos líderes da indústria da corrida a oportunidade de interagir com os seus pares e partilhar as melhores práticas”.
Tiago Teixeira, da Runporto afirmou que “é com grande satisfação e orgulho que recebemos a notícia de que a Runporto – Maratona do Porto foi selecionada para acolher o ERBC 2026”.