Limburgo (Bélgica), é o palco, nos próximos três dias, é a capital europeia do ciclismo, dedicados às provas de fundo no Campeonato da Europa.
Nesta sexta-feira competem os sub-23, mas os percursos das mulheres e dos homens serão de tipologia diferente, apesar de ambos terem partida junto ao velódromo de Zolder e chegada ao centro da cidade de Hasselt.
Daniela Campos é a representante de Portugal na corrida feminina, que se inicia às 8h00 e terá 101,4 quilómetros. É uma prova quase totalmente plana, que se prevê muito rápida. Ainda antes do quilómetro 30, as corredoras entram em Hasselt, onde decorrerá toda a restante prova, em circuito urbano. O desfecho acontecerá à sexta passagem pela meta.
Portugal estará representado no setor masculino por Gonçalo Tavares, João Silva e Noah Campos. O trio inicia a corrida de 162 quilómetros às 12h30. A fase inicial da prova será igual à feminina, com entrada em Hasselt e duas passagens pela meta, saindo depois da cidade e entra no que será o coração da corrida e das decisões.
Será necessário cumprir duas voltas pelos arredores. Em cada uma dessas voltas serão ultrapassados três setores de empedrado e dois muros. São zonas, maioritariamente de estrada estreita, onde a luta pela colocação e a capacidade de manter um bom posicionamento ditarão o sucesso. Após esta dupla passagem no circuito externo, os ciclistas regressam a Hasselt para mais volta e meia ao circuito urbano.
Os juniores masculinos competem no sábado, a partir das 8h00, num percurso com uma tipologia semelhante à dos sub-23 masculinos, embora com menor distância, 129,7 quilómetros. A diferença reside na passagem única pelo setor externo, onde se encontram as maiores dificuldades. O restante será igual, volta e meia ao circuito urbano a abrir e outro tanto a fechar.
Portugal faz alinhar Adrián Pacho, Daniel Moreira, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Mestre, João António e José Miguel Moreira.
O Campeonato da Europa termina no domingo, dia de duplo compromisso para Portugal. Às 8h00 correm as juniores Daniela Simão, Maria Constança Marques e Raquel Dias. A prova terá 72,9 quilómetros, resultantes da ligação entre Zolder e Hasselt e de três voltas completas ao circuito citadino.
No mesmo dia (11h30), Iúri Leitão, Ivo Oliveira e Rui Oliveira ouvirão o tiro de partida para uma longa maratona de 222,9 quilómetros. Após a ligação de Zolder a Hasselt os ciclistas irão completar três voltas e meia ao circuito urbano, deslocam-se depois para o circuito de Limburgo, onde cumprirão três voltas ao traçado que inclui os troços de “pavé” e os muros, antes de voltarem a Hasselt para mais uma volta e meia ao circuito urbano.