Quinta-feira 19 de Setembro de 2024

Ivo Oliveira no 15º lugar no contrarrelógio do Campeonato da Europa Ciclismo de Estrada

Ciclismo-Europeu-Ivo-11-09-2024

FPCiclismo

Ivo Oliveira foi o 15º classificado no contrarrelógio de elite do Campeonato da Europa de Estrada, uma prova de 31,3 quilómetros, disputada na tarde desta quarta-feira, entre Zolder e Hasselt (Bélgica).

O traçado completamente plano e o vento forte favoreciam os homens mais pesados e possantes, tendo o corredor português de defender-se e de aproveitar as zonas mais técnicas para tirar vantagem.

“O Ivo esteve muito bem nas curvas mais técnicas, fazendo-as com grande classe. Era importante que o conseguisse, porque já sabíamos que nas longas retas havia adversários mais fortes”, comentou o selecionador nacional, José Poeira.

Ivo Oliveira manteve um andamento regular ao longo de toda a prova, não podendo beneficiar totalmente das zonas técnicas na fase inicial do contrarrelógio, devido à estrada molhada. Ainda assim, manteve-se sempre dentro do top 15 em todos os parciais, o que lhe permitiu melhorar o 18º lugar do ano passado.

O corredor português completou o contrarrelógio à média de 50,9 km/h, com o crono de 36.51,25s, a 23 segundos do top 10. Ivo Oliveira gastou mais 1.35,78 do que o vencedor, o italiano Edoardo Affini, que registou 35’15”47. O segundo classificado foi o suíço Stefan Küng, a 9,59 segundos, e o terceiro o italiano Mattia Cattaneo, a 19,66 segundos.

“Foi um bom contrarrelógio. Analisando os meus dados de potência, fui sempre muito regular. O selecionador diz que fiz bem as curvas e fui rápido, mas sinto que perdi algum tempo em algumas curvas da fase inicial, onde a estrada estava um bocado molhada e tive de colocar as mãos de lado no guiador”, explicou o corredor português.

Ivo Oliveira admitiu que a parte final custou um pouco mais, “estava a sofrer já um bocado. O vento era forte e começou a tornar-se difícil manter a bicicleta no sítio. Mas fico feliz. Foi mais uma oportunidade de mostrar que, com trabalho, tenho vindo a melhorar no contrarrelógio. Estou feliz com o desempenho”.

Ciclismo-Europeu-11-09-2024

FPCiclismo

Portugal não estará em competição nesta quinta-feira, dia de contrarrelógios mistos. Na sexta-feira começam as provas de fundo. Às 8h00, Daniela Campos inicia a corrida de sub-23, que terá 101,4 quilómetros. Às 12h30 será dado o tiro de partida para os 162 quilómetros da prova de fundo para sun-23 masculinos, na qual as cores nacionais serão defendidas por Gonçalo Tavares, João Silva e Noah Campos.

No lado feminino, Daniela Campos conseguiu o melhor resultado da Seleção Nacional nos contrarrelógios desta manhã, sendo a 17ª na prova de sub-23 femininas.

A corredora portuguesa manteve um desempenho regular durante todo o extenso exercício individual de 31,3 quilómetros, com partida do circuito automóvel de Zolder e chegada na cidade de Hasselt.

Daniela Campos completou o exercício em 42.54,09, gastando mais 1.59,23 do que a finlandesa Anniina Ahtosalo, que conquistou o título europeu com 40.54,782.

“As sensações foram boas, embora o resultado não tenha correspondido ao que pretendia. O que retirei da prova de hoje foram as boas sensações, que motivam e são bons indicadores para a prova de fundo, na qual espero ter um melhor resultado. Fiz uma prova regular, talvez um pouco mais conservadora nos últimos quilómetros. Nessa fase fui surpreendida pelo piso molhado. Preferi não correr riscos desnecessários. Condicionou alguns segundos, mas não foi determinante para o resultado”, considerou a corredora portuguesa.

Os juniores masculinos também competiram no percurso mais longo do contrarrelógio, fazendo com que os portugueses Gonçalo Rodrigues e José Miguel Moreira tivessem enfrentado o crono mais extenso das respetivas carreiras.

Gonçalo Rodrigues conseguiu a 50ª posição, com 42.13,010, a 5.04,41 do vencedor, o neerlandês Michiel Mouris, que parou o cronómetro nos 37.08,609. José Miguel Moreira foi o 54.º classificado, a 6.23,44.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.