O contra-relógio final da edição 2024 da La Vuelta, confirmou como vencedor da prova, o ciclista da BORA-hansgrohe, Primoz Roglic.
Stefan Küng da Groupama-FDJ, venceu a última etapa da prova, contra-relógio individual num circuito pelas ruas de da Capital espanhola, com 24,6 km, seguido de Primoz Roglic a 31 segundos e em terceiro ficou Mattia Cattaneo da Soudal Quick-Step a 42 segundos.
Na geral individual não existiram alterações a ordem de ontem o esloveno da BORA-hansgrohe, com a La Roja, segundo lugar Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) e em terceiro e a fechar o podium Enric Mas da Movistar Team.
Para o português Nelson Oliveira, foi uma Vuelta não positiva por tudo que se decorreu das etapas mais complicadas, acabando a prova num modesto 73º lugar, numas distantes mais três horas do vencedor, nesta etapa foi 19.º no a 1,23 minutos do vencedor
Aa outras classificações:
Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) – Classificação por pontos;
Jay Vine (UAE Emirates) – Montanha ;
Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) – melhor jovem;
A UAE Emirates venceu a classificação por equipas.
Esta edição fica marcada para as cores nacionais, pela razia no pelotão ciclistas nacionais, em que o caso de João Almeida (UAE Emirates), um dos grandes candidatos ao triunfo final, abandonou devido à covid-19.