Filipe Marques concluiu na manhã de hoje a prova de triatlo da classe PTS5 dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 no 4.º lugar com o tempo de 59.59 minutos.
O triatleta português estreante em Jogos Paralímpicos até foi o primeiro a sair da água no segmento da natação, mas terminou a prova na Ponte Alexandre III a 40 segundos da medalha de bronze. O norte-americano Chris Hammer conquistou o ouro com 58.44 minutos, o brasileiro Ronan Cordeiro a prata com 59.01 minutos e o alemão Martin Schulz fechou o pódio com 59.19 minutos.
“O meu objetivo era fazer top-5 mas é claro que estava a olhar para as medalhas. Acho que tenho que ficar satisfeito com o quarto lugar, mas é óbvio que gostava muito de ter feito terceiro. Tentei fazer a diferença na natação que é o meu segmento mais forte, gostava de ter começado a bicicleta com maior vantagem mas não foi possível. Tive sempre em vista o terceiro lugar, mas infelizmente não consegui”, referiu Filipe Marques no rescaldo da prova.
Também no dia de hoje, esteve Carina Paim, nas eliminatórias dos 400m T20 de atletismo ficou em 9.° lugar com 58.37 segundos, esta marca não permitiu o acesso à final, valendo-lhe o 9.° lugar da disciplina em prova decorrida do Stade de France.
As eliminatórias dos 400m T20 tiveram marcas de excelência com a turca Aysel Onder a registar o recorde do mundo com 54.96 segundos.
“A minha participação não foi o que eu queria, estava à espera de mais e melhor. O meu objetivo era a passagem à final e tentar o recorde pessoal mas não foi possível, sei que a competição está bastante alta. Foi uma época de trabalho duro, estive muito tempo fora de casa e longe da família para tentar o objetivo mas já estou a pensar na próxima competição e espero que corra melhor do que esta”, afirmou Carina Paim no rescaldo da prova.
Ao sexto dia de Jogos Paralímpicos Paris 2024, Portugal conta já com duas medalhas de ouro por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40 de atletismo e Cristina Gonçalves em individuais BC2 de boccia e uma de bronze por Diogo Cancela nos 200 metros estilos SM8, para além de 8 diplomas paralímpicos conquistados.