Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Surpreendida e angustiada por não ir a Zurique

susana_feitor

DR / arq

Susana Feitor -  Da atleta olímpica Susana Feitor recebemos a missiva que transcrevemos na íntegra.“Estou surpreendida por não estar selecionada para Zurique, mas muito angustiada pela forma como o processo foi conduzido!

A direcção da FPA e o técnico professor José Dias, responsável pela selecção, para o Campeonato da Europa de Atletismo a realizar em Zurique de 12 a 17 de Agosto, esclareceram-me esta tarde a razão pela qual não fui convocada, estando eu na condição de suplente para os 20km Marcha, com a 3ª melhor marca do ano e a minha melhor marca dos últimos 9 anos e perante a lesão da minha colega pré-seleccionada, Vera Santos.

Segundo os próprios, a justificação está explicita nos regulamentos de selecção para o Europeu de Zurique e para os Campeonatos de Atletismo Ibero Americanos.

No caso especifico remeto para os critérios da selecção dos atletas para os Campeonatos Ibero Americanos, em que no ponto 1 diz: “Atletas que tenham realizado Marca de Qualificação A para o Campeonatos da Europa de Zurique, mas que não possam participar no evento devido ao facto de haver 3 atletas mais bem posicionados”, são assim interpretados pelo Técnico Responsável de que o atleta que vai a São Paulo aos Ibero Americanos, não pode ir aos Europeus a Zurique.

Na minha interpretação, nada neste ponto diz que os atletas devem escolher perante as duas competições. E nunca me foi colocado a questão nestes termos, penso que deveria ter sido consultada, junto com o meu treinador, para ter a possibilidade de decidir se apostaria nos 10.000m Marcha nos Ibero Americanos ou se arriscaria em esperar pela decisão da Vera Santos e eventualmente estar nos 20km Marcha em Zurique.

Na minha interpretação, se os critérios dizem que o atleta com nível para estar em Zurique mas que está “tapado” por 3 colegas, pode ser convocado para os Ibero Americanos, já nada diz que os atletas que vão aos Ibero Americanos não podem ir ao Europeu.

Volto a questionar como é que existem critérios que são mais uma vez interpretados de diferentes formas. Aconteceu, mas não pode acontecer e devem ser os mais claro e simples possíveis.

É a meu ver injusta esta não convocatória, uma vez que não só mostrei estar em forma nos campeonatos de Portugal a 26 de Julho e nos Ibero Americanos a 1 de Agosto, como também não estou impedir a ida de nenhum outro atleta. E para além disto procurei estar informada sobre a minha possível convocatória perante o impedimento físico da minha colega e nada me foi comunicado.

Perante isto, tanto eu como o meu treinador sentimos que o nosso trabalho e empenho não foram respeitados, uma vez que poderíamos ter tomado decisões diferentes e escolher a “espera” para Zurique até ao último momento ou definitivamente esquecer o Europeu e pensar apenas nos Campeonatos de Ibero Americanos.

Definitivamente, não me identifico com os procedimentos tomados e estou em choque perante esta aparente falha de comunicação, que a meu ver é muito grave. Depois de 25 anos a representar a selecção nacional ao mais alto nível e de uma vida dedicada ao alto rendimento, não aceito, de ânimo leve, este acontecimento!

Susana Feitor

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.