Sábado 23 de Novembro de 2024

Angola-CPLP-2014 Atletismo ganhou 19 medalhas

CPLP-MedalhaDezanove medalhas (cinco das quais de ouro) foram conquistadas pelos atletas lusos nesta modalidade, cujas competições terminaram esta quinta-feira.

A heroína acabou por ser Marisa Vaz Carvalho, que ganhou duas provas (200 em 25,23 e salto em comprimento, com uma marca a rondar os seis metros), para além da prata no lançamento do peso, com 12,60.

Quando demos a notícia do registo verificado no salto em comprimento – que seria recorde nacional de iniciadas e juvenis – colocámos algumas reservas porque não se sabia se fora registada a velocidade do vento.

Ouvindo o pai da atleta – o antigo internacional português – foi-nos dito que, para além de não ter sido medida a velocidade do vento, também a medição tinha sido mal feita, porque de forma incorrecta, o que acabou por dar num registo à volta dos seis metros e não nos 6,19 que foram registados nas pautas. Aqui fica a rectificação e confirmação de que algo de anormal se tinha passado.

Ouro ainda para Joana Carlos nos 100 metros (12,51 a -0,8), atleta que conquistou o bronze nos 200 (25.86 a -0,6). E ganhou ainda outra medalha de ouro na estafeta Medley (2.21,79), juntamente com Mariana António, Rita Ribeiro e Ana Raquel Pereira.

Nos 800 metros femininos, os dois primeiros lugares do pódio foram para as portuguesas Rita Ribeiro, que venceu (2.18,46), tendo Ana Raquel Pereira recebido a prata ao correr em 2.20,63.

Prata para Andreia Gomes no salto em comprimento (5,55), atleta que também levou uma de bronze, pelo 3º lugar no peso (10,04).

Nas provas masculinas, Rafael Gonçalves conquistou a prata nos 100 (11.39 a -0,5) e nos 200 metros (23.38 a -0,4), enquanto Diogo Guerra alcançou o bronze nesta mesma corrida, com 23.54 a -0,4. Diogo recebeu ainda o bronze respeitante ao comprimento, com 6.34 metros.

Diogo Pinhão alcançou duas medalhas de prata ao ser 2º classificado nos 400 (50.83) e nos 800 (2.02,82).

Tiago Ferrão conquistou a prata no peso (14.70), com Daniel Chagas a chegar ao bronze nos 100 metros (11.55 a -0,7), enquanto João Leal foi 4º nos 400 (52,29).

Na Estafeta Medley, Portugal com uma equipa constituída por Rafael Gonçalves, Daniel Chagas, Diogo Guerra e João Leal, conquistou a prata (2.01,61).

Sem dúvida um excelente pecúlio e bom tónico para o atletismo nacional.

 

Ténis de Mesa com nove medalhas

Nove medalhas foi o pecúlio conquistado pelo ténis de mesa nos IX Jogos da CPLP, que terminam este domingo em Luanda, capital de Angola, volume que assenta bem em relação aos objectivos da missão.

Sara Rocha/Miguel Pinto e Pedro Silva/Joana Fins alcançaram o bronze nos pares-mistos; bronze também nos pares (masculino) ganho por Miguel Pinto/Pedro Silva, enquanto os outros bronzes foram conquistados nas competições singulares, para o caso por Joana Fins e Miguel Pinto

As de prata foram alcançadas, na categoria de equipas, pelos pares (masculino e feminino), constituídos por Miguel Pinto/Pedro Silva e Sara Rocha/Joana Fins, com a terceira a ser conquistada por Joana Fins, em singulares.

A única medalha de outro foi ganha por Sara Rocha, em singulares, que foi a rainha da representação do ténis de mesa.

 

Futebol

Angola e Portugal discutem o título

Ao triunfar sobre a selecção de Cabo Verde (2-1), a formação de Portugal ganhou o direito (desportivo) de estar na final com a selecção de Angola, na final do torneio de Futebol.

O último jogo será realizado este sábado no Estádio dos Coqueiros, pelas 10 horas da manhã, precedendo a cerimónia de encerramento, marcada para a parte da tarde.

Registe-se que Portugal apresenta uma equipa formada por jogadores com 14 anos, enquanto as restantes são do escalão de 16 anos

 

Andebol e Basquetebol

Portugal em mais duas finais

Triunfando nas meias-finais, as equipas de Andebol e Basquetebol de Portugal vão defrontar na final, este sábado, as congéneres de Angola e do Brasil, respectivamente.

Esta quinta-feira, nas meias-finais, Portugal derrotou Cabo Verde por 28-12 (Andebol) e, no Basquetebol, venceu São Tomé e Príncipe por expressivos 66-23.

Mais dois “duelos” luso-angolano e luso-brasileiro, com perspectivas de casa cheia.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.