Derrotando os açorianos do Santa Clara, o FC Porto mantém-se invicto e na liderança da Liga Betclic, somando seis pontos depois de Ivan (16’) e Galeno (26’, de grande penalidade) terem marcado os golos do triunfo na partida realizada em Ponta Delgada.
Os visitantes dominaram, sem grandes problemas, o encontro de lés a lés, ainda que sem muito fulgor, considerando que só fizeram 9-6 remates, dos quais 6-1 para a baliza, numa posse de bola de 68/32%, porquanto o objetivo depressa foi assegurado.
De referir a expulsão do açoriano Adriano (65’), o que quebrou nitidamente o rendimento anímico e físico da formação insular.
No outro encontro da abertura da segunda ronda, o japonês Fujimoto – que “fugi de mota” do seu país face ao furação que por lá está a passar – entrou em “parafuso” e fez um hat-trick que “desbaratou” por completo a equipa do AVSSAD, que acabou goleada por um expressivo 4-2.
Ainda que o primeiro tempo tivesse sido jogado com equilibrio (2-2, ao intervalo), o Gil Vicente, por via do japonês, acabou ao “ataque” cerrado e desequilibrou o resultado.
Os gilistas comandaram sempre as operações (62/38% de posse de bola), com 16-10 remates, dos quais 6-5 para a baliza, mas foram os visitantes que entraram a vencer, com um golo de Christian (32’).
Aguirre empatou (37’) e Fujomoto (41’) fez o 2-1, para o Anderson terminar a primeira parte com o empate (45+3’).
No “famigerado” tempo de compensação, o mesmo Fujimoto chegou ao 4-2 depois de marcar (90+4’, de grande penalidade, e 90+6’).
Neste sábado, o Rio Ave-Farense (15h30), o Nacional-Sporting (18h) e o Benfica-Casa Pia (20h30) cumprem o segundo jogo na Liga Betclic, aguardando-se bons desempenhos, com a ética e o fair play a estar presente.