O Santa Clara-FC Porto é o jogo de abertura da segunda ronda da Liga Betclic, que esta sexta-feira decorrerá (18h) no Estádio de Ponta Delgada, colocando frente a frente os dois primeiros classificados da competição.
Recorde-se (a memória ainda está fresquinha) que os açorianos bateram o Estoril por 4-1 e os portistas venceram o Gil Vicente (3-0), os melhores resultados, a que se juntou o Sporting, que superou o Gil Vicente (3-1, leões que entram em campo no sábado (18h) no recinto do Nacional da Madeira, antecedendo o Benfica-Casa Pia (20h30).
Como também se sabe, a formação benfiquista perdeu (2-0) ante um Famalicão que entrou em força e a demonstrar que quer voltar a surpreender, o que os dirigentes e adeptos do clube da Luz não gostaram, criando mais um dilema a Rui Costa, o presidente encarnado, que parece decidido a tomar decisões que poderão ser “drásticas” para os intervenientes.
Nesta fase embrionária do campeonato tudo é possível – e a época é longa (10 meses) – pese embora estes primeiros jogos sejam importantes do ponto de vista futuro, como se comprovou no Sporting de Braga, em que os dirigentes bracarenses convidaram o técnico que iniciou a época a sair, no que foi a primeira “chicotada” da presente época de 2024/2025.
Por outro lado, algumas equipas (senão todas) podem fazer alterações, porquanto o fecho da época de “trocas” só se concluirá no dia 31 deste mês de agosto, não sendo possível “acertar” os pormenores (estratégicos, táticos, físicos, mentais e outros) de forma mais efetiva.
Haja ética, transparência e integridade para que o desporto seja o grande vencedor, aproveitando os ecos que os olímpicos portugueses conseguiram em Paris’2024, percebendo-se que o Futebol tem estado, há muitos anos – dir-se-ia, tempo de mais – fora do contexto do espírito olímpico!