Esta terça-feira, 6 de agosto de 2024, a sede da UNESCO (em Paris) vai ser palco da cerimónia comemorativa do Centenário da AIPS, precisamente na cidade onde, há um século, a instituição nasceu e colocou os jornalistas numa auto-organização para melhorar a situação de cada um e de todos.
De acordo com a notícia veiculada pela AIPS no respetivo site, haverá vários motivos para o efeito – iniciar-se-á pelas 9h30, num evento especial que marcará o retorno significativo da AIPS ao seu local de nascimento na ocasião do 100º ano da sua fundação. A cerimónia apresentará uma mistura perfeita de desportos, música e dança em celebração ao jornalismo desportivo e seus valores culturais. Quase 100 jornalistas serão reconhecidos por terem coberto 10 ou mais Jogos Olímpicos (Verão + Inverno).
AIPS e UNESCO juntas numa parceria estratégica para objetivos de desenvolvimento sustentável, com a AIPS e a organização dos LAUREUS a unirem forças para as comemorações do centenário na sede da UNESCO em Paris, começando com uma entrevista com Gianni Merlo, o atual presidente da AIPS.
Temas em debate serão “De Johnny Weiss Muller a Simone Biles – cem anos de AIPS e os desafios do jornalismo desportivo explicados”; “Os tesouros dentro da sede da UNESCO, o edifício modernista que sediará o centenário da AIPS”.
Entre os presentes vão estar campeões como Sean Fitzpatrick, Wu Jingyu, Chris Hoy, Cecilia Tait e Nadia Comăneci, Edwin Moses, Tegla Loroupe, Tanni Grey-Thompson, Ana Fidelia Quirot e Sebastian Coe. Nawal El Moutawakel, Donna de Varona, Kipchoge Keino, Daley Thompson e Nicol David, entre outros