Quinta-feira 19 de Setembro de 2024

Arte(m) e capacidade de Nych dão o triunfo ao corredor da Sabgal/Anicolor

unnamed (50)

PODIUM

O russo Artem Nych (Sabgal/Anicolor) tornou-se no 64º vencedor da Volta a Portugal ao ganhar o contrarrelógio individual que se disputou, este domingo, em Viseu, na distância de 26,6 quilómetros, confirmando a profecia de que “a camisola amarela dá asas”.

Foi a sétima vitória da temporada de Nych e a décima da carreira profissional, iniciada em 2014 na Rússia, tendo chegado o ano passado à estrutura de Rúben Pereira.

O corredor natural de Kemeroso, na província russa da Sibéria, fez “renascer das cinzas” a equipa sediada em Águeda que parecia ter perdido todas as opções após a desistência de Maurício Moreira, a caminho da Guarda.

Com o triunfo em Boticas, Nych relançou a corrida e com a ascensão à Senhora da Graça, onde foi segundo, envergou a Camisola Amarela Continente e tornou-se no principal candidato ao triunfo na “Portuguesa”.

 

Julius Johansen (Sabgal/Anicolor) foi durante muito tempo o corredor com o melhor tempo e só com a chegada do seu companheiro de equipa, por escassos 3 segundos, saiu da “cadeira do Poder”. Rúben Pereira, o diretor-desportivo, poderia ter mandado Nych desacelerar para permitir a vitória do dinamarquês e assim ter dois corredores no pódio final, já que Colin Stussi ficou a 30” do camisola amarela, terminando como vice-campeão da “Portuguesa”.

O suíço do Team Vorarlberg foi o único a intrometer-se no domínio da Sabgal/Anicolor ao ser terceiro no contrarrelógio individual, já que Rafael Reis viria a ser quarto no final da tirada. Longe dos melhores ficou Abner Gonzalez (Efapel Cycling), o porto-riquenho acabou por cair para a terceira posição da classificação final, melhorando a sua posição de 2021 quando foi sexto da geral ao serviço da Movistar.

Entre os portuguese, Reis foi o melhor na tirada e Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) o melhor na geral, ao alcançar o 4º lugar, com Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense) que foi líder durante vários dias a terminar na 10ª posição. Destaque também para Diogo “Conquistador” Barbosa (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), o filho de Cândido Barbosa, a concluir na 15ª posição e a ser o terceiro português.

A Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, fez também a festa final ao vencer duas etapas e conquistar a Classificação por Pontos GALP, através de German Tivani, tendo os espanhóis da Euskaltel/Euskadi, ganho a Classificação por Equipas e o seu corredor Luís Angel Mate triunfado na Classificação da Montanha, Camisola Azul Carclasse e Jaume Guardeño (Caja Rural/seguros RGA), conquistado a Camisola Branca Placard da Juventude.

Henrique Casimiro (Efapel Cycling), corredor natural de Almodôvar, colocou um ponto final da carreira ciclista profissional, depois de 16 temporadas no pelotão nacional.

unnamed (52)

Podium

A organização atribuiu o Prémio Espírito de Sacrifício, instituído pelas Tropas Paraquedistas, para premiar uma carreira ou um corredor marcante no seio da modalidade e da Volta a Portugal.

Correu o pano na 85ª Volta a Portugal Continente, que foi marcada por muitos momentos de emoção e trouxe o povo para a Estrada. Em 2025 o início da “Portuguesa” será na Maia e o final em Lisboa.

Currículo do vencedor da 85ª Volta a Portugal Continente:

Artem Nych (Sabgal/ Anicolor)- 7 vitórias esta temporada

(21-03-95*29 anos*Kemerovo-Rússia*Prof: 2014*Vitórias até 2023: 3)

Vitórias: 0-2014 (Russian Heliciopters), 1-2015 (RusVelo: Campeonato da Rússia de Fundo Sub23), 0-2016 (Gazprom/RusVelo), 0-2017 (Gazprom/RusVelo), 0-2018 (Gazprom/RusVelo), 0-2019 (Gazprom/RusVelo), 0-2020 (Gazprom/RusVelo), 1-2021 (Gazprom/RusVelo: Campeonato da Rússia de Fundo), 0-2022 (Gazprom/RusVelo), 1-2023 (Glssdrive/ Q8/ Anicolor: Geral da Volta às Beiras e Serra da Estrela)

Campeonato Nacional de Fundo:

Campeonato Nacional de Contra-Relógio:

Ranking Taça de Portugal/ Jogos Santa Casa: 16º em 2024

Vitórias em 2024 (7): Etapa de Mêda e Geral do Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela, Etapa no Caramulo e Geral do G.P.Abimota, Etapas de Boticas e CRI-Viseu e Geral da Volta a Portugal

Outros resultados (TOP TEN): 5º na Clássica da Primavera (Póvoa de Varzim)-Taça de Portugal Jogos S.C. # 1, 2º na 1ª Etapa, 6º na 2ª Etapa, 4º na 4ª Etapa e 2º na Geral do Grande Prémio O Jogo, 10º na 2ª Etapa e 2º na 3ª Etapa do Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela, 6º na 3ª Etapa e 2º na Geral do Grande Prémio Douro Internacional, 5º na 1ª Etapa e 5º na Geral do Grande Prémio Anicolor, 8º no Prólogo, 5º na 3ª Etapa e 3º na Geral do GP Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho

Classificações secundárias 2024: Geral do Combinado da Volta a Portugal

Volta ao Alentejo 2024: 26º na Geral Individual

G.P. Torres Vedras 2024: 3º na Geral Individual, 11º nos Pontos e 5º na Montanha

Volta a Portugal Continente 2023: 4º na Geral Individual, 23º nos Pontos, 28º na Montanha e 11º no Combinado

* Volta ao Algarve- Melhor Classificação: 34º em 2015 (RusVelo)

* Volta ao Alentejo- Melhor Classificação: 24º em 2023 (Glassdrive/ Q8/ Anicolor)

* G.P.Torres Vedras- Melhor Classificação: 2º em 2023 (Glassdrive/ Q8/ Anicolor)

Historial da Volta a Portugal (2): 1º em 2024- Sabgal/Anicolor e 4º em 2023 (Estreia)- Glassdrive/Q8/Anicolor

Artem Nych (Sabgal/Anicolor) salientou que “falei com a camisola amarela e ela deu força para ganhar. Com o tempo que tinha sobre Stussi, que era o mais perigoso acreditei na vitória. O que passei durante dois anos, são compensados por esta vitória”.

Joaquim Gomes (Diretor da Organização) resumiu que “a Volta correspondeu por inteiro ao que delas esperávamos, com luta e incerteza do princípio ao fim. Tivemos etapas extraordinárias. Estamos contentes e que venha 2025. O Alentejo e o Algarve vão ficar de fora dessa edição”.

 

Classificações

Etapa

1º- Artem Nych/RUS (Sabgal/Anicolor)- 34’36”, 2º-Julius Johansen/DIN (Sabgal/Anicolor) a 3”, 3º-Colin Stussi/SUI (Team Vorarlberg) a 30”, 4º- Rafael Reis/POR (Sabgal/Anicolor) a 38” e 5º-Aleksander Grigorev/RUS (Efapel CYcling) a 43”.

unnamed (51)

Podium

Geral Final

1º-Artem Nych/RUS (Sabgal/Anicolor)-38h03’45”, 2º-Colin Stussi/SUI (Team Vorarlberg) a 1’23”, 3º-Abner Gonzalez/PRT /Efapel Cycling) a 2’38”, 4º-Gonçalo Leaça/POR (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) a 3’07” e 5º-Mikel Bizkarra/ESP (Euskaltel/Euskadi) a 4’11”.

Equipas: Euskaltel/Euskadi

Pontos: German Tivani/ARG (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho)

Montanha: Luis Angel Mate/ESP (Euskaltel/Euskadi)

Juventude: Jaume Guardeño/ESP (Caja Rural/Seguros RGA)

Combinado: Artem Nych/RUS (SAbgal/Anicolor)

 

unnamed (51)

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.