Sexta-feira 18 de Outubro de 2024

Paulo Bernardo candidata-se à Presidência da Federação Portuguesa de Atletismo

Paulo Bernardo é o terceiro candidato à liderança da Federação Portuguesa de Atletismo, de acordo com o anúncio feito há algum tempo, depois do lançamento das apresentadas por Domingos Castro (ousider) e Fernando Tavares (vice-presidente da atual direção).

Atl-PauloBernardo-23-07-2024

DR

Com o slogan “Competência Comprovada, Ambição Renovada”, Paulo Bernardo – também membro do executivo em curso – pretende trazer uma nova dinâmica e uma visão estratégica ao desporto que tanto ama.

“Estou profundamente honrado por apresentar a minha candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Atletismo. Acredito firmemente que, com a nossa competência comprovada e uma ambição renovada, podemos levar o atletismo português a novos patamares. Conto com o apoio de todos aqueles que partilham esta visão de progresso e excelência” – referiu Paulo Bernardo.

Com uma carreira de mais de 30 anos dedicada ao atletismo, Paulo Bernardo possui uma vasta experiência como atleta de alto rendimento e também como dirigente desportivo. Com um trajeto marcado por conquistas significativas, foi vice-presidente e Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Atletismo nos últimos anos, permitindo-lhe ter um profundo conhecimento do movimento associativo da modalidade, assim como uma compreensão nítida das necessidades dos atletas, treinadores e clubes.

Da sua passagem pela Federação Portuguesa de Atletismo, entidade à qual se candidata para liderar, destaca-se a implementação de diversos programas e projetos inovadores, tendo o mesmo destacado a sua intervenção no atual quadro competitivo nacional, a introdução de fontes adicionais de financiamento privado, a aquisição de material de apoio ao treino (Kids Athletics), a plataforma FPA Competições e o Portal FPA, a integração do Trail Running, a alteração de regulamentos federativos, a organização e modernização interna, bem como a reformulação do apoio financeiro em duodécimos às Associações Regionais de Atletismo.

Atl-PauloBernardo-23-04-2027

DER

Com uma lista composta por muitas figuras ligadas ao atletismo, a mesma representa uma quase total renovação dos elementos que compõem os diversos órgãos, demonstrando a sua capacidade em captar elementos experientes e com conhecimento profundo da modalidade.

### Ambição Renovada

A candidatura de Paulo Bernardo baseia-se numa visão clara e ambiciosa para o futuro do atletismo em Portugal, apresentando como principais propostas:

- **Continuar a transformação do atletismo português aumentando o número de atletas filiados e em simultâneo, conquistar mais medalhas em campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo, Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.

- **Desenvolver a parceria com o Desporto Escolar, aumentando a rede existente, com o objetivo de filiar 20 000 jovens atletas.

- **Promover o acesso a infraestruturas de treino e competição de qualidade. Portugal não pode continuar a ser o único país que não tem uma pista coberta na sua capital.

- **Apoiar as Associações de Atletismo Regionais promovendo competições nacionais em todos os distritos, assim como estágios e concentrações de atletas, e aumentar progressivamente o apoio financeiro até alcançar o valor de 1 milhão de euros em 2028.

** Introdução do projeto “Portugal a Correr”, programa para praticantes da corrida de todos os níveis, com o objetivo de conseguir a filiação de 100.000 novos filiados, fazendo crescer a família do atletismo de forma estruturada e segura.

Finalizado o Campeonato da Europa de Atletismo em Roma, Paulo Bernardo destacou os bons resultados alcançados pelos atletas que compuseram a maior seleção portuguesa a competir neste campeonato, representando também este facto o resultado do trabalho realizado pela Federação Portuguesa de Atletismo na última década.

Em ano de Jogos Olímpicos, entende o candidato que os resultados alcançados permitem elevar a fasquia da esperança lusa na maior competição mundial, recordando a necessidade de maior investimento por parte de todas as partes interessadas, especialmente no que concerne aos meios de preparação.

Neste quadro, Paulo Bernardo voltou a chamar a atenção para a necessidade de Portugal ser dotada de uma pista coberta permanente, que permita uma preparação dos atletas para as grandes competições, apresentando o seu forte compromisso em encontrar as parcerias necessárias para que tal seja alcançado durante o próximo ciclo olímpico.

No encerramento, Paulo Bernardo concluiu:

“O balanço dos anos dedicados à modalidade, é extremamente positivo, sendo inquestionável a melhoria generalizada e o crescimento do Atletismo em Portugal.

Também é certo que podemos fazer mais e melhor e por isso pretendo continuar a oferecer o meu melhor esforço ao Atletismo Português.

A comunidade do atletismo saberá avaliar o histórico, a experiência e a visão de futuro que apresentamos.”

Nas imagens, Paulo Bernardo e parte da equipa que o acompanha.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.