Emmanuel Macron, Presidente de França, convidou a AIPS e toda a imprensa internacional acreditada para os Jogos Olímpicos Paris 2024, para o majestoso Palácio do Eliseu, com 302 anos (residência oficial), dando-lhes as boas-vindas ao que descreveu como os “Jogos únicos”.
Segundo a notícia veiculada no site da AIPS, o Presidente francês e o presidente da AIPS, Gianni Merlo, enquanto apertavam as mãos em palco, falaram sobre o centenário da Associação Internacional de Imprensa Desportiva, que nasceu em Paris há 100 anos (1924), na véspera dos Jogos Olímpicos de Paris naquele ano – a última vez que Paris sediou os Jogos Olímpicos.
É por isso que estes Jogos de 2024 também são significativos para a AIPS.
“Estou muito feliz por tê-los aqui e, de certa forma, começar esta semana por recebê-los aqui neste palácio”, disse Emanuel Macron.
Ao lado de Macron no palco da luxuosa Salle des Fêtes, a sala de receção do palácio, estavam o presidente do COI, Thomas Bach, a ministra francesa do Desporto, Amelie Oudea-Castera, e o presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, Tony Estanguet e Gianni Merlo, presidente da AIPS.
O presidente francês reiterou a confiança de que Paris cumprirá a sua promessa de uma Cerimónia de Abertura mágica e única no Rio Sena nesta sexta-feira.
“É uma vez na história dos Jogos Olímpicos que teremos uma Cerimónia de Abertura deste tipo, não no estádio, mas no Rio Sena, e posso dizer-vos que no início parecia uma ideia louca e não muito séria, mas decidi que era o momento certo para entregar esta ideia louca e torná-la realidade”, salientou Macron.
”O Presidente Macron está extremamente orgulhoso do que a França conseguiu desde que foi galardoada com os Jogos de 2024, em Setembro de 2017, poucos meses depois de ter sido eleito Presidente pela primeira vez. Salientou que Paris 2024 deixará um legado duradouro como “os Jogos mais sustentáveis da história” e os primeiros Jogos Olímpicos de igualdade de género”.
“Assim, espero que trabalhe nas melhores condições possíveis. Eu conferi. Em Versalhes, por exemplo, a sala de imprensa é também bastante singular.”
Thomas Bach, que foi o primeiro a falar, afirmou: “Estamos muito orgulhosos por poder dizer que estes Jogos Olímpicos Paris 2024 serão os primeiros Jogos Olímpicos que se alinham totalmente com a nossa agenda olímpica, enriquecidos pela criatividade muito inovadora do Comité Organizador e o governo francês.”
Sublinhou ainda o presidente do COI “o papel dos Jogos na promoção da paz. Acabo de chegar da aldeia olímpica e aí tivemos os atletas de todos os 206 Comités Olímpicos Nacionais, juntamente com a equipa olímpica de refugiados do COI, reunidos e a fazer um apelo à paz. Raramente experimentei um momento tão emocionante, ao ver todos estes atletas, incluindo os atletas cujos países estão em conflito ou mesmo em guerra, a juntarem-se a este apelo aos líderes políticos para darem uma oportunidade à paz. E este será um dos grandes símbolos destes Jogos Olímpicos de Paris.”
Após o seu discurso no palco, o Presidente Macron desceu para interagir de perto com os jornalistas e responder a perguntas. Outros membros do Comité Executivo da AIPS presentes foram o Vice-Presidente Zsuzsa Csisztu, o Presidente da AIPS África, Abdoulaye Thiam, e o Membro da CE, Emanuel Fantaneanu.
O Presidente da AIPS, Gianni Merlo, afirmou estar “feliz com este importante encontro e com o reconhecimento que a nossa associação, fundada há 100 anos por ocasião dos Jogos Olímpicos de 1924, recebeu do Presidente Macron e do Comité Olímpico Internacional, não havendo melhor premissa para as comemorações do centenário que se realizariam na UNESCO no dia 6 de agosto.”