Os Campeonatos do Mundo de Surdos, que esta terça-feira se concluíram em Taipé (Taiwan), terminaram com a participação de Francisco Laranjeira (4º nos 5000 metros) e Hemilton Costa (10º no salto em comprimento).
Com o calor e a humidade a constituírem-se como os principais adversários dos atletas, os Campeonatos do Mundo de Surdos, terminaram com Francisco Laranjeira a conseguir o 4º lugar nos 5.000 metros, com o tempo de 16m07s85’. Hemilton Costa competiu na final do salto em comprimento, onde saltou 6,39 metros, que o deixaram na 10ª posição.
As condições meteorológicas fizeram a organização adiar a maratona para 12 de dezembro, igualmente em Taipé, com Ricardo Gomes e Rui Rodrigues a representarem as cores nacionais. A prestação portuguesa deixou boas expetativas para os Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Tóquio, de 15 a 26 de novembro.
Os atletas puderam competir num clima semelhante ao que vão encontrar em Tóquio, pelo menos no que diz respeito aos níveis de humidade, pelo que esta foi uma boa oportunidade competitiva de preparação para os Jogos.
Taça de Portugal de Montanha
O FC Penafiel venceu a 20ª edição da Taça de Portugal de Corrida em Montanha, cuja final decorreu em Castro Daire, integrada na prova Montemuro Vertical Run.
O FC Penafiel, que era o detentor do título, somou um total de 273 pontos, suplantando as equipas do CD Leomil (2ª classificada), com 134 pontos; e o Thomar Athletics (3ª classificada), com 122 pontos.
Os vencedores individuais foram: Marcelo Gonçalves (GDR Granja) e Cátia Mendes (Thomar Athletics), em seniores; José Carvalho (CA Macedo de Cavaleiros) e Amélia Loureiro (Viri), em veteranos; e Rui Brochado (FC Penafiel) e Beatriz Claro (Jobra), em juniores.
A 20ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha realizou-se em 6 jornadas disputadas em Cinfães, Moimenta da Beira, Granja (Castro Daire), Covilhã, Portalegre, com prova final em Castro Daire, integrada no Montemuro Vertical Run, competição também pontuável para a Taça do Mundo da WMRA, numa iniciativa do Município de Castro Daire, com o apoio da FPA.