Domingo 08 de Setembro de 2024

Portugal nas finais (masculina e feminina) no europeu Sub17 de Hóquei em Patins

A seleção nacional (masculina) derrotou a equipa francesa na meia final, por 3-0, e carimbou a passagem à final do europeu, onde vai defrontar ou Espanha, este sábado.

 

451756736_874619204695897_5695060059690291236_n

WSE

A primeira parte terminou sem golos, apesar da pressão dos comandados de Hugo Azevedo. Portugal entrou com perigo e a criar várias oportunidades na baliza adversária, mas a seleção francesa mostrou uma defesa coesa e foi conseguindo anular os lances mais perigosos da seleção.

Com pouco mais de 30 segundos da segunda parte cheg

ou finalmente o primeiro de Portugal: Martim Nunes apareceu por detrás da baliza, rodou e fez o 1-0. A seleção continuou a pressionar e dilatou com bis de Martim Nunes (2-0, minuto 15) e fechou as contas de livre direto dois minutos depois, cobrado por Samuel Araújo (3-0).

452198866_874618871362597_4552552931359305157_n

WSE

Na opinião do selecionador nacional, Hugo Azevedo, este “foi, provavelmente, o jogo mais completo que fizemos. Penso que fomos muito competentes em todos os momentos, o que se refletiu no resultado na segunda parte. Mas o que fizemos na primeira foi determinante para que isso tenha acontecido».

Para Azevedo, a equipa “foi muito séria e enfrentou o jogo como se de uma final se tratasse, era esse o nosso espírito. Demos muito poucas oportunidades à França de chegar à nossa baliza e criámos bastantes oportunidades, o resultado peca por ser escasso”.

Acrescentou que depois deste jogo “ficámos com a sensação que estamos preparados para o que vai ser a grande final de amanhã. Estamos muito consistentes também e conscientes de que teremos de sofrer muito, mas o nosso querer, a nossa vontade e a nossa determinação vão certamente ajudar-nos a chegar ao grande objetivo”.

Na competição feminina, a seleção nacional venceu o último jogo antes da final, frente à formação francesa, por 2-1, com golos de Matilde Machado e Rute Santos. Amanhã, o derradeiro jogo com a Espanha está marcado para as 18 horas.

HPatins-EuropeuSub17-Fem-19-07-2024

WSE

França iniciou com sinal mais, a tentar surpreender com um remate à baliza lusa, com Portugal sem conseguir sair nas transições.

A seleção francesa defendeu coesa e criou algumas situações de perigo que a guarda-redes Núria Leitão foi conseguindo travar até ao minuto três, momento em que foi assinalado penálti contra Portugal e que as francesas converteram no 0-1, resultado ao intervalo.

Portugal entrou para o segundo tempo um pouco mais atacante, mas ainda assim com dificuldades em ultrapassar a defesa adversária. A França continuou a pressionar e esteve mais perto de dilatar: de penálti e de livre direto, mas no primeiro rematou ao lado e, no segundo, a guardiã lusa defendeu.

Quem não marca sofre e foi o que aconteceu ao minuto quatro, quando Matilde Machado recuperou a bola na área de Portugal, tirou as adversárias do caminho e rematou para o golo do empate (1-1). Dois minutos depois, Rute Santos, de bola parada, marcou o 2-1 final.

No final da partida, o selecionador nacional, Hélder Antunes admitiu que “foi um jogo menos conseguido, mas pelo lado positivo tivemos a capacidade que a equipa teve de responder na segunda parte, e sobretudo, quando todos os cenários começavam a apertar porque ficámos em inferioridade numérica, capacidade que a equipa teve para ultrapassar e virar o resultado”.

Para o jogo da final amanhã «podemos esperar uma equipa que vai deixar tudo em campo, vai lutar até ao último segundo para tentar conquistar o europeu. Respeitando a Espanha e sabendo do poderio que tem a seleção espanhola, mas vamos tentar ter uma palavra a dizer e jogar com as armas que temos”, concluiu o selecionador.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.