A seleção nacional feminina de Sub-17 venceu (2-0) a Itália, esta quinta-feira, e garantiu o lugar na final do Campeonato da Europa. Portugal ocupa a segunda posição, com nove pontos, os mesmos que a seleção espanhola e vai jogar esta sexta-feira, com a França, às 12h30.
A partida iniciou equilibrada, mas cedo a equipa das quinas começou a controlar o jogo, com mais posse de bola e a sair nas transições para o ataque, enquanto a Itália mostrou dificuldades em chegar com perigo à área adversária.
Portugal mostrou-se muito coeso a defender e procurou sempre o golo. Valeu à Itália a sua guarda-redes que foi conseguindo segurar até quando faltavam três minutos para o intervalo, momento em que Matilde Machado surgiu pelo lado direito do ataque e assistiu Ana Rita Monteiro para o 1-0.
Na segunda metade, a seleção nacional continuou a controlar o jogo, conseguindo anular as poucas situações de perigo criadas pela Itália. A cinco minutos para o fim da partida, Rute Santos colocou em Ana João Folgado para esta marcar o 2-0 final.
Para o selecionador nacional, Hélder Antunes, o resultado “foi muito meritório para jogadoras, que foram muito personalizadas, muito focadas, com muito coletivo. É uma verdadeira equipa em campo”.
Para o jogo desta sexta-feira, frente à seleção francesa, Antunes antevê “um Portugal que vai lutar pela vitória. Quem veste esta camisola tem de sentir isso, independentemente de haver um primeiro objetivo cumprido, esta camisola luta para ganhar todos os jogos e amanhã não será diferente. Iremos preparar como se fosse um jogo qualquer”.
No masculino, Portugal está nas meias-finais da competição
Portugal venceu, esta quinta-feira, a seleção da Áustria nos quartos de final e está nas meias-finais do europeu de hóquei em patins de Sub17 (masculino), defrontando a França (16h) nesta sexta-feira.
Portugal marcou cedo (17 s), por Gonçalo Leal. Ao intervalo, a seleção ganhava por 5-0, com mais dois golos de Gonçalo, um de Simão Silva e um de André Araújo.
A segunda parte não foi diferente, num jogo de sentido único para a baliza da Áustria. José Filipe, João Maria (2) e Gonçalo Leal dilataram o resultado para o 9-0 final no marcador.
No fim do encontro, o selecionador nacional, Hugo Azevedo, explicou que o jogo de hoje “serviu para continuarmos a alicerçar algumas competências que queremos ver evidenciadas na meia-final e na final e deu também para dar algum descanso aos atletas que têm sido mais utilizados. Acabámos por sair do jogo com boas sensações e com a moral em alta para a meia-final”.
Em relação ao jogo desta sexta-feira, frente à seleção francesa, Azevedo referiu que “vamos ter uma meia-final difícil e muito dura, mas nós também estamos preparados para isso. Este grupo já mostrou que tem a união e a força suficiente para enfrentar estes dois desafios que aí vêm nós queremos muito, temos muita ambição e a ilusão de sermos campeões europeus”.