Domingo 08 de Setembro de 2024

Natacha Candé segue no quarto lugar do heptatlo no europeu de atletismo sub-18

Natacha Candé abriu a presença lusa no europeu de sub-18 com um recorde pessoal nos 100 metros barreiras, no heptatlo.

Atl-EuropeuSub18-18-07-2024A atleta açoriana participou na segunda das quatro séries dos 100 metros barreiras e terminou na segunda posição, com a marca de 13,94 segundos (vento: +0,2 m/s).

Pouco depois, no salto em altura, Natacha Candé saltou 1,75 metros, o que a deixa com um total de 1903 pontos, mais do que conseguiu na mesma posição no seu recente recorde pessoal nas provas combinadas.

Durante a manhã, os restantes portugueses foram cumprindo a sua participação, mas sem seguirem em frente. A melhor foi Cátia Khvas, que participou na primeira meia-final dos 2.000 metros obstáculos, terminando em 13º lugar com o seu segundo melhor registo de sempre 6.59,59. A campeã nacional de sub-18 tem como melhor marca 6.55,01, obtida em Leiria, a 15 de junho. Cátia Khvas ascendeu a sexta melhor portuguesa de sempre neste escalão.

No salto em comprimento, Gabriel Santos terminou em 10º lugar no seu grupo de qualificação, com a marca de 6,78 metros (que fez duas vezes!). Já nos 400 metros planos, Afonso Conceição foi sétimo na sua série com a marca de 50,27 segundos.

A segunda ronda dos campeonatos, que decorrem em Banska Bystrica (Eslováquia) fechou com uma excelente classificação de Natacha Candé (quarta classificada) no final do primeiro dia do heptatlo.

Depois de uma excelente manhã, Natacha Candé apresentou-se no heptatlo com uma marca de 13,11 metros no lançamento do peso, um pouco aquém do que tinha obtido no seu anterior recorde pessoal durante o heptatlo (13,79 m), mas a portuguesa soube responder com qualidade nos 200 metros, com a marca de 25,53 segundos (v: +1,0). Assim, no final deste primeiro dia, Natacha segue na quarta posição, com um total de 3477 pontos, mais 98 pontos que o seu heptatlo recorde. A portuguesa está a 133 pontos do pódio.

Quanto aos outros portugueses, destaque para os jovens que participaram nas provas de 1500 metros. Depois de uma primeira série muito lenta, Afonso Gomes, na segunda série, lutou pela qualificação, mas não conseguiu chegar entre os quatro primeiros, terminando no sexto lugar, com 4.00,95, apesar de correr cerca de quatro segundos mais rápido que os apurados da primeira série!

O mesmo quase sucedeu com João Silva, que tentou fazer melhor, mas terminou em oitavo lugar na última série, com 4.01,51 (também bem melhor que os apurados na primeira série!). Ambos ficaram pelo caminho.

Idêntico resultado com as atletas que correram os 1500 metros femininos. Na primeira meia-final, Mariana Moreira lutou, cortou a meta com a sua melhor marca do ano (4.29,54), mas ficou fora das seis qualificadas. Na segunda meia-final, Maria Jesus fez também uma excelente corrida, registando 4.28,09, superando o seu recorde pessoal, mas também não conseguiu o apuramento (foi oitava).

As participantes nos 100 metros barreiras não conseguiram seguir em frente. Tatiana Almeida fez uma boa corrida, terminou em quinto lugar com a marca de 13,90 segundos (v: +1,2 m/s), a escassos oito centésimos do seu recorde pessoal, mas fora do apuramento direto. Teve que esperar até ao fim das cinco séries para ficar como a primeira das não apuradas.

Pior foi o que aconteceu a Madalena Sampaio. A portuguesa partiu muito bem, seguia na luta pelo apuramento, mas tropeçou e caiu na sexta barreira e terminou aí o seu europeu. Ainda cortou a meta (20,65 s), mas sem qualquer relevância.

A competição pode ser acompanhada pelo streaming da European Athletics e os resultados também na página da EA.

Esta sexta-feira, no segundo dia dos europeus Sub-18, vai ter forte participação portuguesa em eliminatórias e qualificações e, a terminar, duas “finais”: os 800 metros do heptatlo e os 5.000 metros marcha.

Com a prova de 800 metros (18h45) a ditar as posições finais no final do segundo dia, as atletas estarão antes no salto em comprimento (8h30) e o lançamento do dardo (10h48). Natacha Candé é a nossa representante.

Na final dos 5.000 metros marcha (18h10) estarão duas portuguesas, Isabel Luís e Matilde Angélico, mantendo a tradição de presenças nacionais nesta disciplina.

Na jornada da manhã, lugar às meias-finais dos 2.000 metros obstáculos, com Afonso Oliveira (8h00) e Leonardo Oliveira (8h13). sendo apurados para a final os primeiros oito de cada série.

Três portugueses estarão nos 400 metros barreiras. Em femininos (8h46) estará Cristina Neves, sendo apuradas para as meias-finais as quatro primeiras classificadas de cada série e os quatro melhores tempos, enquanto em masculinos Afonso Pereira (9h30) e Márcio Alves (9h45), com os três primeiros classificados de cada série e os seis melhores tempos a serem apurados para as meias-finais.

Nos 200 metros, Margarida Oliveira (primeira série) e Mirim Pinho (quinta série), tentarão a passagem às meias-finais (as três primeiras de cada série e os seis melhores tempos). Nos masculinos, a tarefa de Pedro Afonso (segunda série) e David Pereira (quarta série) parece ser mais difícil: passam às meias-finais os três primeiros de cada uma das sete séries e os três melhores atletas seguintes.

A qualificação do salto em altura é às 15 horas, com Diogo Bandeira (grupo A) e Eduardo Carrolo (grupo B). Passam à final os atletas que passarem 2,07 metros ou os 12 primeiros no conjunto dos dois grupos.

Nas provas de 800 metros, Teresa Delfino, na quinta eliminatória, tentará ser uma de quatro primeiras, ou uma das quatro repescadas para as meias-finais.

Nos 800 metros masculinos competem Martim Prates (terceira de seis séries) e Pedro Lemos (quarta série), com ambos a tentarem o apuramento direto (três primeiros) ou a repescagem (seis melhores) para as meias-finais.

 

Atl-Noite-Braga-18-07-2024José Carlos Pinto em destaque na Noite atlética de Braga

 

No decorrer da III Noite Atlética de Braga, o benfiquista José Carlos Pinto venceu a prova de 3000 metros com 7.50,73”, o melhor registo de um atleta português nesta distância desde 2008!

Um recorde pessoal para o atleta, que subiu ao 17º do ranking português de sempre. Na mesma prova, dois outros atletas bateram os recordes pessoais correndo abaixo dos oito minutos: Nuno Pereira (Sporting) foi segundo, com 7.54,05, e Alexandre Figueiredo (Benfica) foi terceiro, com 7.58,97.

 

Fotos FPA / Sportmedia / Marcelino Almeida

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.