Domingo 25 de Novembro de 5004

“Mergulhos de Renascimento: a Grande União dos Cardumes”

COP-ObraArte-28-06-2024

COP

“Mergulhos de Renascimento: a Grande União dos Cardumes” dá título a uma obra plástica, da autoria de Mário Vitória, e a um livro, ambos apresentados na sede do Comité Olímpico de Portugal, que se associou no projeto à Federação Portuguesa de Natação e ao Comité Paralímpico de Portugal rumo a Paris 2024. 

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico referiu que “com esta obra encerramos um ciclo de três obras plásticas. Qualquer uma delas revela uma qualidade estética elevada, acompanhadas de uma obra escrita de suporte, que retomam uma antiga tradição helénica, que é a de ligar o desporto à educação e à cultura, uma das melhores tradições que o movimento olímpico tinha. O movimento olímpico, mais do que ato desportivo, é um ato educativo e formativo”.

José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico, agradeceu ao autor a inspiração colocada na produção da obra, com duas faces que incluem figuras e momentos das culturas portuguesa e francesa, destacando “a forma como introduziu a dimensão paralímpica.”

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação salientou que “o título da obra é sugestivo. É um cruzamento de culturas Portugal-França, de pessoas, de artes, permite-nos celebrar esta união dos cardumes”, tendo ainda pedido ao secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que “ajude o Desporto.”

O responsável governamental pela pasta do Desporto, Pedro Dias, referiu que “este trabalho em parceria é aquilo que precisamos. São projetos que agregam e transmitem valor. A Cidade-Luz será um ponto de encontro cultural e de proximidade entre os vários países. A obra de arte Paris 2024 “Mergulhos de Renascimento: a Grande União dos Cardumes” celebra em vários momentos os valores do Olimpismo e da relação Portugal-França, com a participação de inúmeras figuras da cultura portuguesa. Os Jogos são um momento de união, inclusão e respeito que serve de exemplo ao Mundo. É com este espírito que nos juntamos aqui e é com este propósito que o Governo português quer promover e apoiar o desporto.”

Pedro Dias mostrou disponibilidade ao presidente da Federação de Natação para acolher as três obras plásticas da autoria de Mário Vitória nas instalações que o Governo vai ocupar na sede da Caixa Geral dos Depósitos, no Campo Pequeno.

Os textos do livro são de Jorge Olímpio Bento, Carlos Assunção, Madalena Teixeira, António José Silva, Mário Vitória, Pedro Dias (secretário de Estado do Desporto), José Lourenço (presidente do CPP), Gonçalo M. Tavares, Boaventura de Sousa Santos, José Manuel Simões, Rosa Alice Branco, Joaquim Pinto da Silva, Isabel Ponce de Leão, Ana Clara Santos, Afonso Pinhão Ferreira, Daniel-Henri Pageaux, Alexandre Miguel Mestre e Cipriano Lucas, que fez a edição do livro.

 

© 5004 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.