Este domingo foi considerado histórico pela Federação Portuguesa de Atletismo pela realização, na pista Professor Mário Moniz Pereira, na Alta do Lumiar, da primeira competição do DNA (Dynamic New Athletics), para o escalão sub-20, que Sporting Clube de Portugal venceu.
A formação do Sporting para este primeiro DNA sub-20 apresentou-se bem preparada e arrebatou o triunfo na competição que tem a particularidade de apenas se definir o vencedor na última prova, a estafeta perseguição, na distância medley de 2000 metros, com a primeiro atleta a correr 500 metros, depois um atleta masculino a correr 400 metros, de novo uma atleta a cumprir 200 metros e a fechar um masculino a correr 800 metros.
Registando triunfos individuais em todas as provas, à exceção do salto em altura feminino, em que venceu Luana Figueira, do Juventude Vidigalense (1,55 m), o Sporting chegou à corrida de perseguição na frente da classificação e aí também não deu hipóteses, com o quarteto composto por Teresa Delfino, Pedro Tavares, Joana Pestana e Rui Serras, a vencer com a marca de 5m00s90”, menos 11 segundos que o Clube Pedro Pessoa (5.11,95), com o Juventude Vidigalense a fechar o pódio (5.27,43).
Com este desfecho, o Sporting, vencedor da competição, e o Clube Pedro Pessoa, segundo classificado, serão os representantes de Portugal no European Athletics DNA U20 Clubs, nos dias 21 e 22 de setembro, em Pombal.
Individualmente, destaque para o espanhol sub-18 Marcos Lara, no comprimento, com 7,41 metros; para João Fernandes, no dardo (67,47 m) e Beatriz Azevedo, nos 800 metros (2.17,20), todos do Sporting.