Depois das seis medalhas conquistadas no primeiro dia dos Campeonato da Europa VIRTUS, que estão a decorrer em Uppsala, na Suécia, até este sábado, os atletas portugueses conquistaram mais cinco medalhas nesta sexta-feira.
Destaque para o estreante Tiago Ramos, que venceu o salto em comprimento, juntando o ouro às medalhas de prata e bronze conquistadas ontem. Ana Filipe sagrou-se vice-campeã de 100 metros barreiras, estabelecendo um novo recorde de Portugal.
Tiago Ramos sagrou-se campeão com a marca de 6,52 metros (v: +2,9 m/s), a sua terceira medalha nesta que é a estreia nesta competição, depois da prata de ontem no lançamento do dardo e do bronze na estafeta de 4×100 metros. Na mesma prova competiram Igor Oliveira (3º classificado) e Lenine Cunha (5º).
“Senti-me nervoso, porque é a minha estreia e sabia que havia atletas muito bons, como o Lenine Cunha, campeão em título, que infelizmente está lesionado, mas vai recuperar, e a quem agradeço todo o apoio. Nunca pensei conseguir esta medalha e sagrar-me campeão da Europa, por isso, estou mesmo muito contente e vou continuar a trabalhar com toda a equipa para chegar aos sete centímetros que faltam para a marca de qualificação para os Jogos Paralímpicos”, disse Tiago Ramos, no final.
Ana Filipe, medalha de prata nos 100 metros barreiras, com a marca de 16s72’, bateu o recorde pessoal e estabeleceu um novo recorde de Portugal. De prata foi também a prestação de Inês Fernandes, no lançamento do disco, com 34,37 metros, a melhor na disciplina nesta temporada, para depois terminar na quarta posição no lançamento do dardo, com 20,73 metros, também a sua melhor esta época.
Também Afonso Roll conquistou a prata, mas nos 5000 metros marcha, com o tempo de 29m55s03’, o melhor nesta temporada.
Cristiano Silva Pereira classificou-se em quinto lugar na final dos 3000 metros obstáculos, com a marca de 10m21s81’, recorde pessoal.
Igor Oliveira passou à final dos 200 metros, agendada para este sábado (17h55-hora de Portugal), vencendo a eliminatória em 22s47’, o melhor tempo no total das séries.
Este sábado, a competição começa às 15h, com Paulo Benavente e Cristiano Pereira a disputarem a final dos 5000 metros, com Portugal a partir na frente da classificação coletiva.