O Comité Olímpico da Macedónia está a desenvolver o programa de Integridade no Desporto com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal e a primeira sessão de treino foi liderada por João Paulo Almeida, diretor-geral.
Nesta sessão foram abordados os fatores de risco a que os agentes desportivos estão expostos, bem como o quadro legal, o reporte de situações de manipulação e a investigação.
A coordenadora do programa, Silvia Mitevska, mostrou-se satisfeita com os primeiros resultados. “Estamos muito felizes com o resultado da sessão treino de hoje, foi excelente. Tivemos mais de trinta membros do nosso Comité, que participaram ativamente da discussão. É especialmente importante, por um lado, compreender os fatores que contribuem para a manipulação de competições desportivas, como a globalização, o rápido crescimento do mercado de apostas, dispositivos de comunicação mais sofisticados e o interesse e envolvimento do crime organizado no desporto e, por outro lado, quais são as estratégias e abordagens eficazes que são usadas para prevenir esta ameaça global que está prejudicando o desporto e o espírito desportivo.”
O Comité Olímpico de Portugal continua a marcar pontos para o cesto da cooperação bilateral.