Este sábado e domingo as selecções masculina e feminina de Portugal vão estar presentes no Campeonato da Europa de Nações, marcado para a cidade de Tallinn, na Estónia.As formações nacionais integram a I Liga e vão tentar, de novo, regressar à Superliga, onde já participaram em 2009 e 2011, onde se encontram as doze melhores equipas europeias.
Este fim-de-semana Portugal terá como adversárias as equipas representativas da Bielorrússia, Grécia, Noruega, Roménia, Finlândia, Irlanda, Bélgica, Hungria, Estónia, Eslovénia e Lituânia.
A classificação será definida somando os pontos das duas equipas (masculina e feminina).
Nas formações nacionais, reaparece o campeão olímpico Nelson Évora (triplo) – embora ainda longe da forma que se espere chegue para os Jogos Olímpicos – mas vê ficar “em terra” Marcos Chuva (comprimento) por motivo de lesão. De resto, estão todos os melhores neste momento.
No lado feminino, duas baixas de última hora são as melhores dos 100 metros barreiras (Eva Vital) e do dardo (Sílvia Cruz), substituídas, respectivamente, por Ana Oliveira (que acumula com o salto em altura) e Carla Ratão.
Entretanto, Tiago Aperta, recordista nacional do dardo, que não foi escolhido por ausência de resultados compatíveis, regressou ao activo em grande forma e enviou o engenho a 75,48, apenas a sete centímetros do recorde.