De 13 a 15 de junho, Portugal participa nos Campeonatos da Europa VIRTUS (para atletas com deficiência intelectual), que se realizam em Uppsala, na Suécia, seleção que já se encontra em terras suecas para defender o título de Campeã da Europa por Equipas.
Durante os três dias os dez atletas que representam Portugal têm a responsabilidade de renovar o título europeu, mas também uma das últimas oportunidades para garantir lugar nos Jogos Paralímpicos de Paris, em setembro.
Na parada vão estar os atletas Afonso Roll, Cristiano Pereira, Cristiano Silva Pereira, Igor Oliveira, Lenine Cunha, Paulo Benevente, Sandro Baessa, Tiago Ramos e Ana Filipe e Inês Fernandes,
José Silva, coordenador do Atletismo Adaptado da Federação Portuguesa de Atletismo, a propósito desta missão, salientou que “a dois meses dos Jogos Paralímpicos esta poderá ser a derradeira hipótese para alguns atletas obterem a marca de participação. Num grupo mais pequeno do que o que se apresentou no ano passado em Carcóvia, na Polónia, e heterogéneo no que diz respeito a idades, salienta-se Tiago Ramos, que participa pela primeira vez nesta competição”.
Desde 1998 que Portugal participa nesta competição, relevando um elevado potencial de medalhas conquistadas até 2022, com o maior número a ser alcançado em 2012 (Suécia), com 36 medalhas, acrescentando-se que Lenine Cunha é o atleta mais medalhado nesta área e também em termos globais (todo o desporto português).
Portugal começou em 1998 (Lisboa), com 18 medalhas, seguindo-se 27 (2002, na Hungria), 20 (2006, em França), 28 (2008, Manchester), 19 (2010, na Croácia), 36 (2012, Suécia), 31 (2014, Países Baixos), 19 (2018, França), 25 (2022, Polónia).
A competição pode ser acompanhada no site oficial do evento, em Competition information – Virtus Open European Championships, Uppsala (virtusec.se). Já os resultados dos portugueses podem ser acompanhados no site e redes sociais da FPA.