Os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Voleibol para o quadriénio 2024-2028, eleitos em Assembleia Geral Eleitoral, tomaram posse em cerimónia realizada no anfiteatro da sede da Federação Portuguesa de Voleibol, no Porto.
“Atendendo ao facto de ser única a lista a submeter a sufrágio“, ficou designado “o dia 1 de Junho de 2024 para a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da FPV“, cuja cerimónia decorreu imediatamente após a supracitada Assembleia Geral Eleitoral, tendo a nova Direção reunido 93 por cento dos votos (dos 43 votos, 40 a favor e 3 em branco).
Sob o lema “Juntos no caminho para a excelência!”, a Lista A propunha-se:
- Enfrentar esta nova era de responsabilidade, conjugando eficácia com valores e eficiência com sucesso.
- Promover uma cultura de proximidade entre a Federação, Associações, clubes e agentes desportivos, na luta
a) por um desporto mais justo, mais inclusivo, mais tolerante;
b) pela afirmação do voleibol no quadro do desporto nacional;
c) pela consolidação da sua presença na Europa e no Mundo;
d) pela reafirmação do Voleibol como uma marca, como um produto atraente para os “Medias” e para os agentes económicos.
e) pela diminuição da dependência financeira da Federação
f) pela criação de um centro de estágio de Voleibol
com base em pilares fundamentais como o profissionalismo, a ética, a integridade, a transparência, a inovação e a afirmação da nossa autonomia!
Juntos no caminho para a excelência, construiremos o Futuro do Voleibol!
A Direção da FPV volta a ser liderada por Vicente Araújo. Eleito pela primeira vez para a Presidência do organismo que tutela o Voleibol a nível nacional, em 1996, cargo que desempenhou até 2016 e também de 2020 a 2024, Vicente Araújo, que recebeu a Medalha de Mérito Desportivo atribuída pelo Governo em 2005, também desempenha cargos de elevada importância noutros organismos, como o Comité Olímpico de Portugal (COP) e a nível mundial na Federação Internacional de Voleibol (FIVB), onde é Presidente da Comissão de Voleibol de Praia.
Vicente Araújo foi também Membro do Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos de 1996 a 2016 e desempenha atualmente o cargo de Delegado Técnico do Voleibol de Praia naquele que é considerado “o maior espetáculo desportivo do mundo”.
É ainda o responsável máximo pela organização e realização de dezenas de competições internacionais de enorme relevo no nosso País.
A FPV nasceu no dia 7 de abril de 1947 e foi uma das fundadoras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).