A recordista nacional do triplo salto não foi feliz na presença em Roma dado ter conseguido apenas 13,92, a cerca de meio metro do seu melhor (14,52), em prova ganha pela colombiana Caterina Ibarguen (14,48).O Estádio Olímpico de Roma foi o palco de mais uma edição da Golden Gala de homenagem ao antigo recordista mundial dos 200 metros, o italiano Pietro Mennea.
Dos resultados registados, merecem destaque os 2,41 no salto em altura alcançados por Mutaz Barshim (Qatar); os 44,48 de LaShawn Merrit (EUA) nos 400 metros e os 3.30,44 do queniano Silas Kiplagat nos 1.500 metros.
No sector feminino realce para os 14.34,99 da etíope Genzebe Dibaba nos 5.000 metros; dos 53,97 da jamaicana Kaliese Spencer nos 400 metros barreiras; dos 4,70 da cubana Yarisley Silva no salto com vara e dos 20,01 da neozelandesa Valerie Adams, no peso.
Em relação aos atletas portugueses, que procuram cumprir ou provar os mínimos já conseguidos, este sábado Marcos Chuva e Marco Fortes estarão (comprimento e peso, respectivamente) no meeting a efectuar na cidade polaca de Szczecin, enquanto no domingo será a vez campeão olímpico Nelson Évora mostrar a sua forma actual no encontro a efectuar na cidade de Marrakech (Marrocos).
No dia 14, em Genebra (Suiça), Vera Barbosa e Ricardo Pina estarão nos 400 metros barreiras.
Por outro lado, já se encontra em Skopje (Macedónia) a comitiva lusa que vai tomar parte, este sábado, em mais uma edição da Taça da Europa dos 10.000 metros.
No lado feminino, Jéssica Augusto, Marisa Barros, Sara Moreira (Maratona), Carla Salomé Rocha, e Sara Catarina Ribeiro (ambas do Sporting) e Cláudia Pereira (JOMA) terão a missão de tentar conquistar mais um título colectivo, com Jéssica à procura da vitória individual.
A equipa campeã será a que somar o menor tempo das quatro primeiras atletas a cumprir as 25 voltas à pista.
No sector masculino, Ricardo Ribas, José Moreira, Rui Pedro Silva, Tiago Costa (todos do Benfica) e Pedro Ribeiro (Maia) querem levar a equipa ao pódio.